Quantcast
Channel: Seu Guia De Saúde
Viewing all articles
Browse latest Browse all 531

A temida dor de ouvido: Causas, diagnóstico e tratamento

$
0
0

Existem dores que deixam o ser humano super fragilizado. Entre as dores comuns mais fortes que se sente estão a dor de dente e principalmente a dor de ouvido. Causa um desconforto terrível e é muito forte.

Ela é muito mais comum na infância, e pode ser duradoura ou ficar indo e voltando. Pode acontecer tanto em uma orelha só quanto nas duas, e tem início com uma queimação, ou uma dor afiada.

O que causa a dor de ouvido?

Existem várias causas para a dor de ouvido, que podem ser desde a presença de água no canal auditivo até uma lesão. É importante que logo que os sintomas sejam percebidos um médico seja consultado.

Entre as causas estão:

  • Infecção do canal auditivo fora do tímpano (também chamada de otite externa);
  • Instalação de água ou outros fluídos no canal auditivo (cosméticos são frequentes causadores);
  • Artrite da mandíbula;
  • Furúnculo ou um folículo piloso infectado no canal auditivo;
  • Dermatite seborreica no canal auditivo (conhecida como Eczema);
  • Lesão no canal auditivo por meio de objetos (é comum acontecer com o uso excessivo de cotonetes na higienização);
  • Bloqueios na orelha que podem ser causados pelo acúmulo de cera ou até mesmo por objetos inseridos pelo canal auditivo;
  • Inflamação do nervo facial;
  • Infecções na garganta e/ou resfriados;
  • Alergias respiratórias ou infecções;
  • Abcesso dental ou outras causas de dor de dente;
  • Problemas na mandíbula.

Como identificar que o meu filho está com dor de ouvido?

É muito importante prestar atenção aos sinais de desconfortos do seu filho. Se ele parece irritado ou cansado, além de desenvolver rigidez no pescoço, pode ser que ele esteja com dor de ouvido.

Além da dor as crianças, ou os bebês, podem apresentar perda de apetite, febre, problemas de equilíbrio, nariz entupido, problemas para dormir e é possível que fiquem mexendo no ouvido com frequência.

Junto com a dor eles poderão apresentar vertigem, dor muito forte no ouvido (que precisa ser averiguada, já que pode indicar rompimento do tímpano), dor de cabeça, fraqueza nos músculos da face e inchaço ao redor do ouvido.

Caso esses sintomas permaneçam em 48 horas é preciso que a criança seja levada ao médico imediatamente. É importante salientar que na presença da febre é preciso tomar a mesma medida.

Diagnóstico

Para concluir o diagnóstico da causa da dor de ouvido, além de precisar ouvir todos os detalhes do quadro de sintomas do paciente, o médico fará uma análise através do otoscópio, que é um instrumento para visualização do tímpano.

Dor de ouvido

Quando ele está com cor de pérola é porque ele está saudável, mas em casos de infecção se apresentará irritado, inchado e avermelhado.  Mesmo com esse teste, o médico poderá pedir outros exames para certeza da origem do problema:

  • Timpanocentese;
  • Timpanometria;
  • Reflectometria de pulso acústico.

Ainda assim é possível que o médico encaminhe o paciente para um especialista (fonoaudiólogo) ou em um terapeuta de desenvolvimentos que fará testes de audição, fala, compreensão de linguagem e habilidades de desenvolvimento.

Fatores de risco

Normalmente a dor de ouvido é causada por uma infecção e existem alguns fatores que contribuem para a presença do problema. Sabendo disso, esses fatores deverão ser evitados.

Um fator principal é a idade, crianças de até 2 anos estão mais expostas a esse tipo de problema. É muito mais comum nelas do que em adultos. Locais com muita gente também deixa a pessoa mais exposta à infecção.

Má qualidade do ar, com exposição a fumaça de cigarro, por exemplo, mudanças abruptas de clima, ou estações mais frias, também são fortes causas da infecção.

Tratamento para dor de ouvido

O tratamento para resolver a dor de ouvido normalmente é feito à base de antibióticos para combater a infecção, para a dor os médicos costumam indicar analgésicos e o uso de compressa com água quente na região do ouvido.

Se o problema for contínuo, levando a otite, pode haver a drenagem do líquido que está dentro do ouvido, para executar será feito um pequeno furo na parte externa do ouvido que irá possibilitar que os fluidos vazem.

Entre os medicamentos mais comuns para o tratamento da dor de ouvido estão a amoxicilina, o cataflan, a azitromicina e o diclofenaco de Potássio.

Nenhum tratamento deve ser iniciado sem consulta e orientação médica. Em alguns casos, poderá haverá piora do problema ou até mesmo complicações mais graves, como efeitos colaterais.

Existem também algumas formas de tratamentos caseiros que amenizam os sintomas da dor de ouvido. Entre os vários que são utilizados, escolhemos dois mais comuns:

  • Água quente: Coloque uma compressa de água quente em cima do ouvido e ela servirá como um excelente analgésico;
  • Alho: O alho ajuda a inibir a dor por causa da sua ação antibiótica. É utilizado com óleo de gergelim. Esquente uma colher de chá de alho e duas de óleo de gergelim, e após esfriar coloque 2 ou 3 gotas no ouvido.

Dá para prevenir?

Para prevenção da dor de ouvido é possível tomar uma série de medidas que inibem o seu surgimento. Uma forma eficaz é mantendo o hábito de uma alimentação saudável, junto com a higiene frequente das mãos, impedindo que resfriados e gripes se formem.

É importante também evitar o cigarro, a divisão de talheres e copos. Para as crianças, deve-se evitar colocá-las em creches e escolinhas com turmas grandes, e manter o cartão de vacina atualizado.

É aconselhado que as mães amamentem seus filhos por no mínimo 6 meses, retardando o máximo que puder o uso de chupetas e mamadeiras.

Pode causar complicação?

Sim! As dores no ouvido se não for investigada e tratada, poderá causar agravamento de muitos problemas. Assim que os sintomas aparecerem, o paciente precisa ser encaminhado para um especialista.

Entre os problemas que o não tratamento ou o tratamento tardio das causas da dor de ouvido, estão o rompimento do tímpano e infecções crônicas.

Também pode haver o desenvolvimento de uma infecção grave como a meningite (infecção no cérebro) ou a mastoidite (infecção nos ossos que ficam ao redor do crânio), ou até mesmo uma infecção generalizada.

A audição do paciente também poderá ser prejudicada de forma definitiva, sem melhora. Durante a dor é normal que haja dificuldade na audição, mas quando o problema é resolvido ela volta ao normal. Em casos de agravamento, a situação não melhora.

O post A temida dor de ouvido: Causas, diagnóstico e tratamento apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 531