Na busca pelo emagrecimento, as pessoas têm tentado novas formas de atividades físicas, novos remédios, suplementos, dieta… Um pouco de tudo! Hoje em dia muito tem se falado sobre a prática de pilates para esse fim, mas afinal, pilates emagrece mesmo?
O que se sabe é que essa modalidade virou a queridinha dessa geração. Famosos tem gastado seu tempo fazendo pilates e afirmam que os resultados são eficazes.
No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre essa prática, explicando se emagrece, como emagrece e quais os benefícios para o corpo.
O que é pilates?
Esse método foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates (está aí o motivo do nome) com o objetivo do usuário ter controle muscular. O pilates ajuda o corpo a utilizar seus próprios mecanismos para recrutar os músculos centrais.
Por se tratar de uma atividade física como qualquer outra, ele tem aspectos que ajudam a queimar calorias e por fim emagrecer. São exercícios focados principalmente em abdominais, quadril e músculos das costas.
Ele ajuda a aumentar a resistência do corpo, a flexibilidade e a postura da coluna. Inicialmente era utilizado por ginastas, dançarinos e para tratamento de algum problema ortopédico ou muscular. Hoje ele evoluiu bastante e possui novas técnicas e objetivos.
Pilates emagrece, mas não sozinho
Achar que fazer pilates emagrece é um pouco exagerado. A atividade, como já dito anteriormente, ajuda na perda de calorias e no processo de emagrecimento, mas sozinha não terá efeito significativo. Ele não é um método aconselhado para quem quer somente perder peso.
O objetivo é cuidar de problemas como dor nas costas, para fornecer flexibilidade. Mas por ser um exercício de baixo impacto, o emagrecimento se torna uma consequência e só poderá ser considerado efetivo com a adição de outras atividades físicas, de um hábito alimentar saudável e da ingestão da quantidade aconselhada de água por dia.
Utilizando o pilates como uma ferramenta para a perda de peso
Para deixar bem claro, pilates emagrece, mas não é a forma de emagrecimento mais aconselhada e mais eficaz. Em alguns casos, no entanto, a sua utilização com o objetivo de emagrecimento pode ser feita. Listamos abaixo algumas situações onde isso pode ser feito:
- Se você nunca se exercitou antes a prática do pilates, a primeira vista irá parecer como segurar um prédio nas costas. É um método muito eficaz e aconselhado para quem quer começar a fazer atividades físicas, no entanto, se você já pratica atividades, os exercícios de pilates não parecerão desafiadores;
- Assim como qualquer outro exercício o pilates irá causar efeito mediante ao esforço que você coloca. A intensidade da aula e o esforço durante os exercícios contarão muito para que o emagrecimento apareça;
- Esse exercício é muito bom para quem quer tonificar os músculos e alcançar a barriga sequinha. Ele é capaz de eliminar centímetros e de deixar o corpo bem definido;
- Os exercícios que serão feitos dependerão dos seus objetivos. O profissional que te aconselhará precisa especificar as atividades para o que você deseja;
- Se você estiver muito acima do peso e precisar perder muitos quilos, o pilates é a melhor forma de começar. Os exercícios se iniciam de forma simples e leve e vão aumentando de intensidade gradativamente. Assim você não correrá o risco de prejudicar outras partes da sua estrutura corporal, inibindo as chances de ferimentos;
- Combinando a prática com uma dieta, você perceberá que o pilates emagrece de verdade. Ele precisa ser encarado como uma adição no processo que unindo-se a outras medidas tem um efeito positivo.
Benefícios
Existem outros benefícios que fazer pilates oferece ao indivíduo. Muitos deles sempre foram os motivos para a procura da atividade, só hoje com a popularização de que pilates emagrece, que mais pessoas tem ido atrás do método para perder peso.
A prática desse tipo de exercício melhora muito o condicionamento do corpo e é aconselhada para todas as pessoas que querem um desempenho estrutural melhor.
Veja abaixo quais são os outros benefícios do pilates:
Flexibilidade
As atividades realizadas através da prática do pilates contribuem para que o corpo do indivíduo ganhe flexibilidade. Esse fator é muito importante porque é capaz de evitar dores musculares que são causadas por músculos tensos, melhora o desempenho em outras atividades físicas e diminui o risco de lesão.
Bom contra a ansiedade
Ansiedade é o mal do nosso século. Vivemos uma sociedade onde se exige muito de todo mundo, onde as pessoas vivem correndo, onde ser alguma coisa é ter dinheiro. Uma hora isso gera uma ansiedade muito grande!
A prática do pilates consegue diminuir esse sintoma moderno. Por aliviar a ansiedade, o pilates contribui para que não haja consumo excessivo de alimentos calóricos e com muito açúcar, e também evita o acúmulo de gordura (já que a ansiedade é capaz de liberar mais adrenalina e cortisol, responsáveis pela diminuição de massa muscular e acúmulo de calorias).
Postura Corporal
Quando alguém passa a praticar o pilates começa em pouco tempo a ter mais consciência corporal e dessa forma o controle de postura é muito grande. Além do mais a postura correta faz com que o indivíduo pareça mais magro.
Melhora dor na lombar
Muitos especialistas recomendam que seus pacientes pratiquem essa modalidade de atividades para combater dores na lombar. O que tem sido observado é que o método tem sido muito eficaz.
Modulação do corpo
O pilates é capaz de transformar o corpo do praticante em uma estrutura melhora. Os músculos são tonificados e a cintura e o quadril tem centímetros reduzidos. O corpo fica com músculos firmes.
Pilates antes e depois da gestação
É comum encontrar mulheres grávidas ou que deram à luz em pouco tempo praticando o pilates. Os médicos e obstetras tem feito a recomendação porque a prática auxilia em alguns problemas que a gestação pode causar nas mães.
Entre os benefícios específicos para uma mulher gráfica estão o alívio da dor nas costas e o condicionamento dos músculos abdominais profundos e superficiais que são os responsáveis por carregar o bebê durante os 9 meses.
A mulher que pratica esse exercício antes e depois da gravidez terá um condicionamento melhor para a perda de peso após o parto. O pilates emagrece as mulheres que acabaram de ter seus filhos de uma forma mais rápida e efetiva. Esse por sinal é um dos maiores medos da futuras mamães: não conseguir perder o peso que ganhou.
O post Pilates emagrece? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.