Na procura constante do corpo ideal muita gente acredita em tudo que houve falar por ai. Resolvem se submeter a dietas mais pitorescas e se submetem a produtos sem se preocupar com os resultados.
É por isso que hoje dedicamos o post para solucionar um problema: Afina, o chá de sene emagrece mesmo? Muita gente confunde o real efeito do chá de sene com o emagrecimento. Na verdade o sene é uma erva nativa do oriente médio que possui mais de 250 espécies.
De todas as mais conhecidas são as cassia Accutifolia e cassia Angustifolia. A utilização dessa erva é feita através das suas folhas e sementes e isso não é novo. Desde o século IX o sene é utilizado com efeitos medicinais pelos árabes e asiáticos no tratamento contra a febre, a indigestão, infecção e disenteria.
Também era utilizado por egípcios para tratar problemas respiratórios, na pele e problemas do fígado. Foi após a Renascença que o chá de sene passou a ser utilizado como laxante. A partir disso ele se tornou o laxante mais conhecido e consumido do mundo.
Função do chá de sene
Desde o Renascimento até hoje a utilização do chá de sene é feita para combater problemas intestinais. Ele ajuda a inibir e evitar a prisão de ventre e os seus sintomas, que causam inchaço e desconforto.
O chá é um poderoso laxante natural que possui em suas propriedades algumas substâncias que tem ação importante no organismo humano, como a mucilagem, o açúcar, os glicosídeos, os senosídos, os flavonoides, a resina e os derivados da antraquinona (que são responsáveis por movimentos intestinais, quando há interação com as bactérias que estão alojadas no trato digestivo – por isso a ação laxantiva).
O chá age de duas formas distintas. Ele causa irritação na mucosa intestinal por causa das suas substâncias o que fará com que o intestino aumente a sua frequência de movimentos peristálticos e também, por conta de outras propriedades que inibem a absorção de água, o chá faz com que o bolo fecal se torne muito mais úmido do que seria normalmente.
Esses dois fatores aliados são os responsáveis pela evacuação frequente e pelas fezes irregulares. Com isso o indivíduo irá passar a ter os sintomas e efeitos do laxante que irá inibir o inchaço e o desconforto abdominal.
Chá de sene emagrece ou não?
O chá de sene não emagrece! Para um produto ter esse tipo de efeito ele precisa agir diretamente no metabolismo do corpo humano. O que acontece é que por ser um laxante poderoso ele colabora para uma evacuação mais eficaz das vezes, evitando a prisão de ventre.
Isso evita aqueles sintomas de inchaço no abdômen e a pessoa acaba se sentindo mais leve e percebe que a barriga ficou menor. Por causa desse efeito consideram que o chá de sene tem efeito emagrecedor, mas é um erro o consumi-lo com esse objetivo.
Os efeitos causados pelo chá no corpo são comuns a todos os outros laxantes. O uso dele como agente emagrecedor deve ser evitado porque além de não oferecer o efeito desejado pode causar muitas complicações ao corpo humano.
Mesmo quando for utilizado como um relaxante é necessário passar por um acompanhamento e uma indicação médica, para não exagerar na dosagem ou utilizá-lo de qualquer outra forma que cause efeitos colaterais.
Cuidados e contraindicações
Como o efeito produzido pelo chá de sene é causado por conta de uma agressão ao intestino, ele não pode ser utilizado por um longo período de tempo. Na verdade esse é um tipo de produto que só pode ser consumido em casos extremos, se não houver alternativa.
Ele também pode causar problemas como a hipocalemia, hipocalcemia, fraqueza muscular, acidose metabólica, arritmia cardíaca, e até câncer de cólon retal.
Pessoas que tem algum tipo de doença inflamatória intestinal, dor abdominal, insuficiência hepática, cardíaca ou renal, quem sofre de oclusão intestinal, crianças com menos de 12 anos e quem esteja tomando medicamentos laxantes, diuréticos, cortisona ou para o coração não devem fazer a ingestão do chá de sene.
Mulheres grávidas ou em período de amamentação também não devem tomar o chá.
Preparando o chá de sene
O processo de produção do chá é fácil e simples. Você irá precisar de 250 ml de água e 1/2 colher de sopa de folhas de sene. O ideal é que elas estejam secas.
Coloque as folhas em uma panela junto com a água e leve ao fogo por cerca de 5 minutos. Após esse período deixe esfriar, coe e faça o consumo. É importante consumir o chá logo após pronto e não adicionar açúcar ou adoçante.
É importante que ao fazer o chá o indivíduo esteja consciente que não deverá tomar mais de duas vezes por dia e por um período maior do que 7 dias. O recomendado é que o chá seja consumido à noite, antes de dormir, já que seu efeito demora de 6 a 12 horas para aparecer. Com isso, assim que amanhecer você começará a sentir os seus efeitos.
Outro fator importante é iniciar o consumo com doses menores do chá de sene, para ver a reação do corpo com relação à substância. Isso evitará o agravamento de reações.
Utilização variada do chá de sene
Existem outras formas de utilizar o chá de sene além de para obter o efeito laxativo contra a prisão de ventre. Observe a seguir:
- O chá de sene também tem como função expelir as toxinas e vermes intestinais do corpo do indivíduo;
- Ajuda como tratamento em caso de pessoas que acabaram de passar por uma cirurgia de reto ou que tem uma hérnia;
- É muito utilizado nos casos de quem vai fazer uma colonoscopia. Ao consumir o chá o intestino ficará limpo e isso resulta numa melhor visualização.
Efeitos colaterais
- Desequilíbrio eletrólito: Acontece por conta da diminuição dos níveis de potássio no organismo. Isso causa fraqueza física e alteração dos batimentos cardíacos;
- Privação de vitaminas e minerais: Por evitar a absorção de nutrientes por meio do cólon o chá de sene provoca fragilidades e expõe o organismo a doenças;
- Perda de ossos e retenção de líquido.
- Danos crônicos em órgãos: O fígado e os rins são os mais afetados pelo uso prolongado do chá de sene.
O post Chá de sene: emagrece mesmo? Veja os cuidados e benefícios apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.