A picada de aranha é uma lesão causada pelo veneno da aranha e é fácil de ser percebida pelo próprio paciente. Apesar de existir muitas aranhas que não são venenosas, outras oferecem riscos sérios para a saúde humana.
Algumas picadas podem ser graves e produzir sintomas só depois de um tempo. Entre as piranhas que causam picadas gravas estão a viúva negra e a aranha marrom. Algo que é interessante de se falar é que esse tipo de aranha não é fácil de ser encontrado, ficando apenas em locais mais isolados e só atacando em forma de defesa.
Em geral o tratamento da picada de aranha envolve a limpeza da mordida, aplicação de gelo e tratamento contra a infecção. Reunimos informações que irão te ajudar com relação ao tratamento de picada de aranha. Para cada espécie de aranha há uma indicação e nós vamos mostrá-la para você.
Cuidados gerais em caso de picada de aranha
Por mais doloroso que possa ser o momento de uma picada de aranha você precisa ser racional para poder tomar as medidas corretas e evitar problemas mais graves. No momento da picada a primeira coisa que você vai precisar fazer é lavar o local com água e sabão – lava direito independente da ardência.
O segundo passo é elevar o membro que foi afetado com a picada. Evite amarrar ou apertar o local da picada – algumas pessoas acreditam que isso ajuda, mas só irá piorar a sua situação. Também não deve tentar sugar o veneno, esse é outro erro comum.
Coloque compressas mornas (ou um pano molhado com água quente) em cima do local da picada para que a dor seja aliviada. Após isso vá imediatamente ao hospital mais próximo para iniciar o tratamento.
O aconselhado é que você leve a aranha, mesmo que morta, pois isso vai ajudar que os médicos reconheçam o tipo da aranha e faça o tratamento adequado para você, aumentando acelerando a sua recuperação e aumentando a eficácia do tratamento.
Picada de aranha marrom
Essa aranha está mais presente nos estados do sul e sudeste do Brasil. Os casos mais frequentes de picada de aranha marrom se encontram em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
A aranha marrom é uma espécie pequena que pode atingir até 3 centímetros de comprimento e de cor marrom. Elas costumam ser mais ativas durante a noite e no dia escondem-se em locais escuros como em cascas de árvores e atrás de móveis.
Sintomas da picada
Os sintomas só aparecerão após 24 horas da picada. Começa com uma dor que vai aumentando na região da picada que com o tempo vai ficando vermelha. É comum o desenvolvimento de bolhas.
Depois de 5 dias uma casquinha preta surge na pele (que sai) e em até 3 semanas vai aparecer uma ferida na pele que precisará ser cuidada em hospital. Depois da picada de aranha você precisa evitar fazer atividades físicas e precisará manter a região sempre seca.
Tratamento para a picada de aranha
A picada de aranha marrom é tratada por meio da aplicação de uma injeção de soro para o seu veneno. Isso só pode ser feito no hospital. Além disso, a casquinha que foi formada precisa ser removida por meio de uma cirurgia.
Em alguns casos a picada afeta uma região muito grande e o tratamento precisa ser mais delicado, por meio de uma cirurgia reparadora.
Picada de aranha: Viúva negra
Esta talvez seja a aranha mais conhecida no nosso país porque apesar de ser mais comum em regiões próxima ao mar, ela está distribuída pelas regiões tropicais e temperadas. Ela também é uma aranha pequena, podendo ter até 2 cm.
Tem pernas longas e finas e é de cor preta – podendo ter uma mancha vermelha na região da barriga. Não é uma aranha que costuma atacar, mas ela pode picar caso seja pressionada contra o corpo. Está frequentemente em locais úmidos e escuros.
Sintomas da picada
Os sintomas se iniciam com uma dor aguda na região da picada (como se fosse um alfinete picando a pele). Depois de alguns minutos (em média 10 ou 15) a dor começa a se transformar em queimação que vai piorar durantes os dois dias seguintes.
Algumas pessoas que foram picadas pela viúva negra também apresentaram náuseas, vômitos, dores musculares e febre.
Tratamento
O paciente precisa ser levado imediatamente até o hospital, onde terá o tratamento adequado. Ele será induzido a aplicação da injeção com o soro do veneno da picada de aranha. Apesar dos sintomas melhorarem após 3 horas, o recomendado é que o paciente fique em observação por 24 horas.
Picada de aranha armadeira
Essa aranha está presente em toda a América do Sul, por isso é fácil se esbarrar com ela em todo o território brasileiro. O que se verifica, no entanto, é que o maior número de picadas de aranha acontecem na região sudeste do Brasil.
A aranha armadeira é grande, chegando aos 15 cm de comprimento. Seu corpo pode ser amarelado ou marrom acizentado. Elas tem uma habilidade perigosa que é a de saltar até 40 cm de distância em direção ao seu inimigo. Costuma ser encontrada em locais escuros.
Sintomas da picada
Logo depois da picada começa a surgir uma dor intensa que é acompanhada por inchaço, marcas e vermelhidão. Vômitos, aceleramento cardíaco, suor excessivo, diarreia, aumento da pressão arterial e agitação, são outros sintomas.
Tratamento
O tratamento para a picada de aranha desse tipo é feito por meio de uma injeção com anestésicos na região afetada. Isso é feito para diminuir a dor que deve desaparecer em até 3 horas.
Quando existem sintomas mais graves, como a falta de ar e a aceleração do batimento cardíaco, é necessário fazer o tratamento com o soro para o veneno da aranha.
Vá imediatamente ao médico
A picada de aranha é uma situação grave que precisa ser tratada por meio de profissionais da área de saúde especializados! Por isso assim que for percebido o problema, é preciso ir até o hospital com urgência.
Isso faz com que os sintomas da picada de aranha desapareçam mais rápido e não se tornem algo mais grave.
O post Picada de aranha: O que fazer? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.