A diarreia, seja ela aguda ou crônica pode ser o sintoma de um problema maior. Entretanto, precisa ser tratada para evitar a perda de liquido e de eletrólitos do corpo e é pra isso que serve Kaosec.
O fato é que a diarreia, seja ela um caso isolado ou decorrente de outro problema, é um grande incomodo, além de ser bastante debilitante, quando ocorre por um período mais prolongado.
Então, se você quer saber um pouco mais sobre esse medicamento, sua função, contraindicações, preço e demais detalhes, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre Kaosec.
Para que serve o Kaosec
Kaosec é um medicamento que serve para tratar de sintomas como:
- Diarreia aguda que não possua uma causa específica e não tenha caráter infeccioso;
- Diarreia crônica que seja associada a doenças como retocolite ulcerativa e Doença de Crohn;
- Colostomias e ileostomias, que são cirurgias feitas no cólon e íleo, respectivamente, com excesso de perda de eletrólitos e água.
Como funciona o Kaosec
Kaosec, na diarreia, funciona tornando as fezes mais sólidas e diminuindo a frequência com que se evacua.
A sua ação se inicia logo na primeira tomada, gerando uma redução gradual do problema.
Estudos realizados com Kaosec mostram que o controle dos casos de diarreia aguda acontecem entre as primeiras 1 ou 2 horas depois da primeira dose do medicamento, graças a ação da loperamida.
Como usar o Kaosec
Usar Kaosec é bem simples, mas deve ser feito somente por adultos. Além disso, os comprimidos podem ser acompanhados por líquidos para facilitar a toma.
O esquema médico recomendado para cada caso é o seguinte:
Diarreia aguda: dose inicial sugerida em 2 comprimidos iniciais, totalizando 4mg, seguido de 1 comprimido de 2mg logo após cada ocorrência de evacuação líquida. Não exceder a dosagem de 8 comprimidos (16mg) por dia.
Diarreia crônica: dose inicial sugerida em 2 comprimidos, totalizando 4mg, por dia.
A dosagem deve sofrer ajustes até que se obtenha 1 ou 2 evacuações sólidas no dia, o que normalmente acontece com uma dose diária entre 1 a 6 comprimidos.
Caso esqueça de usar o Kaosec: como deve ser usado com regularidade para o problema crônico e de acordo com a necessidade para o problema agudo, o esquecimento não é um problema.
Se esquecer, tome a sua dose assim que lembrar e caso já esteja na hora da outra dose, ignore a dose esquecida.
Não é necessário ajustar a dose caso o paciente tenha alguma lesão nos rins.
Também não é necessário fazer um ajuste da dosagem para o caso de pacientes idosos.
Já para casos em que o paciente apresenta lesão no fígado, o uso de Kaosec deve ser feito com cuidado.
Sempre siga a orientação médica, de acordo com os horários, doses e durações que foram indicadas.
Não suspenda o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Caso o paciente apresente as fezes endurecidas ou sólidas, ou já esteja sem evacuar a 24h, não deve mais tomar Kaosec. É preciso consultar o médico.
Precauções do Kaosec
Antes de iniciar o tratamento com Kaosec, avise o seu médio caso faça uso de qualquer medicamento.
Kaosec e um medicamento utilizado para o tratamento da diarreia como sendo um sintoma, não sendo voltado para tratar a causa da mesma.
Quando se estabelece um quadro de diarreia, ocorre uma grande perda de líquidos e eletrólitos através das fezes e a reposição com água é imprescindível.
Caso o quadro de diarreia aguda inesperada não melhore em 48 horas ou se aparecerem outros sintomas, como febre, pare imediatamente de tomar Kaosec e consulte um médico.
Em caso de constipação durante o tratamento, suspenda o uso de Kaosec. Se for uma prisão de ventre intensa, consulte o médico.
Para pacientes com AIDS que estão fazendo tratamento com Kaosec e apresentarem sinais de abdome distendido, o tratamento deve ser suspenso.
Vale lembrar que, mesmo sendo indicado para o tratamento de diarreia, Kaosec não trata a causa do problema, que pode ser variada. Além disso, o uso de Kaosec ainda pode agravar algumas condições.
Portanto, não faça uso desse medicamento se a indicação de um médico e a análise do quadro clínico.
Nunca utilize esse medicamento caso não esteja dentro do prazo de validade.
Contra-indicações de Kaosec
Existem algumas contraindicações que devem ser observadas no uso de Kaosec, que são:
- Não deve ser utilizado em crianças.
- Não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade ao cloridrato de loperamida ou a qualquer outro componente de sua fórmula
- É contraindicado em casos de diarreia que apresentem pus, sangue ou ocorram juntamente com febre
Reações Adversas do Kaosec
Assim como qualquer outro remédio, Kaosec também pode causar eventos e reações adversas, porém, nem todas as pessoas apresentam essas condições.
O cloridrato de loperamida desse medicamento foi avaliado através de estudos clínicos para o tratamento de casos de diarreia crônica e aguda.
As reações adversas que foram constatadas no estudo são as seguintes:
reações adversas em ≥1% dos pacientes com diarreia aguda: constipação, dor de cabeça, flatulência e náusea.
Reações adversas de Kaosec em < 1% dos pacientes com diarreia aguda: boca seca, tontura, vômito, dor abdominal, desconforto e distensão do abdome, erupção cutânea e dor a parte superior do abdome.
Reações adversas de Kaosec em ≥1% dos pacientes com diarreia crônica: constipação, flatulência, náusea e tontura.
Reações adversas de Kaosec em < 1% dos pacientes com diarreia crônica: dor de cabeça, dor ou desconforto abdominal, boca seca e dispepsia.
Reações adversas relatadas pós-comercialização Kaosec
Os primeiro eventos adversos relatados após o início da comercialização de Kaosec as descritas abaixo.
Reação muito rara, ocorrente em menos e 0,01% dos pacientes tratados com Kaosec:
- Distúrbios imunológicos: Alergia, reação anafilática (inclusive choque anafilático) e reação anafilactóide (alérgicas graves)
- Distúrbios Nervosos: incapacidade de movimentação coordenada, rigidez muscular (hipertonia), diminuição dos níveis de consciência, sonolência, redução acentuada à estímulos do ambiente (estupor) e perda de consciência.
- Distúrbios oftalmológicos: contração da pupila
- Distúrbios gastrointestinais: íleo, inclusive íleo paralítico (paralisia da parede intestinal que causa obstrução), megacolo, megacolo tóxico (dilatação e aumento do tamanho da parte do intestino que se chama cólon).
- Distúrbios de pele e tecido subcutâneo: erupção bolhosa, angioderma (inchaço repentino da mucosa, pele, vísceras e cérebro), prurido (coceira) e urticária (vermelhidão).
- Distúrbios urinários e renais: retenção urinária
- Distúrbios gerais: fadiga.
Suspenda o uso desse remédio e informe o médico imediatamente caso perceba qualquer um dos eventos adversos pois pode ser necessário atendimento de urgência.
Composição do Kaosec
Cada comprimido de Kaosec contem 2mg de cloridrato loperamida.
Excipiente: amido, lactose, talco e estearato de magnésio.
Superdosagem do Kaosec
Caso haja ingerido uma quantidade muito grande de Kaosec por acidente, o indicado é procurar um médico, principalmente se aparecerem sintomas, tais como: movimentos descoordenados, rigidez muscular, miose, dificuldade para urinar e diminuição dos movimentos respiratórios.
Caso você faça uso de uma grande quantidade, procure rapidamente por socorro médico, levando com você a embalagem ou a bula do remédio.
Para mais orientações, ligue: 0800 722 6001.
Preço do Kaosec
O preço desse medicamento varia muito de acordo com a região na qual você reside e o local escolhido para a compra.
Entretanto, uma caixa com 12 comprimidos de Kaosec pode ser encontrada com valores que variam de R$ 2,60 até R$ 6,05.
Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre Kaosec, como ele funciona, seu preço, como deve ser utilizado e demais detalhes!
O post Kaosec apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.