Inflamações no ouvido costumam ser uma das mais irritantes e angustiantes para os seres humanos. Uma que costuma acontecer frequentemente, principalmente em crianças, é a otite, tanto a média, como a externa.
Essa infecção ocorre na região do ouvido médio, que fica localizado atrás do tímpano, e tem como um dos seus principais sintomas a dor aguda na região, além de poder causar futuros problemas de audição no infectado. Normalmente, elas são causadas por alguma bactéria ou algum vírus que atacou o ouvido e causou a inflamação.
Felizmente, a patologia vem sendo tratada com diversos remédios eficientes, da qual o paciente infectado precisa de um médico especialista para ser orientado e dar início ao tratamento. Um dos que vem ganhando muito destaque e utilizado com frequência em pessoas com otite é o medicamento Otosynalar.
Assim, hoje, nesse artigo, estaremos detalhando informações essenciais sobre ele e seu uso.
Para que Serve o Otosynalar
Como explicado na introdução inicial, o medicamento Otosynalar é indicado diretamente para o tratamento de pacientes que possuam otite externa. Além disso, qualquer outra condição de infecção bacteriana, que tenha repostas inflamatórias positivas ao componente corticoterapia, também podem ser tratadas com esse remédio.
Como vale sempre ressaltar, nunca é recomendado iniciar o tratamento com o uso de algum medicamento por conta própria. Procure sempre orientação médica especializada antes de dar inicio ao uso.
Como funciona o Otosynalar
O tratamento de otites externas é algo que necessita de dois fatores e resultados essenciais. O primeiro é a combate da inflamação em geral, que é a principal causadora da dor a região. O segundo é uma eficácia contra as bactérias e germes responsáveis pela infecção.
Um medicamento que consegue alcançar isso é o Otosynalar, principalmente pelo seu princípio ativo, do qual faz parte os componentes fluocinolona acetonida, sulfato de polimixina B, neomicina base e cloridrato de lidocaína.
Logo no início da ação do medicamento, algum tempo depois que as gotas são colocadas na região inflamada, a fluocinolona acetonida consegue agir como fator anti-inflamatório e fazer a melhorá dos sintomas da inflamação, corrigindo a eczema e prurido do ouvido externo, e causando alivio da dor.
O sulfato de polimixina B, junto com o neomicina base, por outro lado, constrói a ação antibiótica do medicamento, conseguindo combater os germes e bactérias causadoras da otite.
Cloridrato de lidocaína é a ação anestésica. Consegue aliviar, e muito, os terríveis sintomas de dor que a doença causa na região do ouvido.
Com essa junção de efeitos, é possível indicar que o Otosynalar consegue auxiliar diretamente no trato da otite, além de fazer o alívio da dor.
Como usar o Otosynalar
A dose usual, que é normalmente indicada, é a de 3 a 4 gotas diretamente na orelha que esteja infectada, 2 a 4 vezes diárias.
Vale ressaltar que a quantidade de gotas e o tempo de tratamento poderá, e deverá, ser melhor indicado junto uma orientação médica.
Contraindicações do Otosynalar
Como todo o medicamento em uso durante algum tratamento, o Otosynalar possui algumas contraindicações que devem ser seguidas pelos pacientes que pretendem dar início ao seu uso, para não colocar sua saúde ou vida em risco. São elas:
- Pacientes com hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema que pode ser causado ou agravado com a ingestão de qualquer componente presente na formulação do medicamento.
- Quem tenha infecção na orelha causada por algum fungo ou/e vírus.
- Pacientes que possuam herpes simples ou catapora.
- Em casos de perfurações no tímpano, ou na sua região.
- Muito cuidado para não aplicá-lo nos olhos ou na boca. As gotas só devem ser aplicadas na orelha.
- No primeiro trimestre de gravidez, possuindo uma indicação médica para dar inicio ao uso do medicamento no segundo trimestre.
Efeitos colaterais do Otosynalar
A utilização do medicamento pode causar algumas reações adversas e efeitos colaterais indesejados no paciente que está fazendo de sua aplicação. Os principais casos que podem ocorrer são:
- Tontura
- Dor de cabeça
- Tremor
- Sonolência
- Paralisia da face
- Queimação na pele
- Diminuição na sensibilidade ou gosto estranho na boca
- Formigamento
- Inchaço, irritação e vermelhidão na região dos olhos
- Zumbido e dor na orelha
- Problemas para escutar
- Coceira
- Mudança na pigmentação, junto com vermelhidão na pele
- Aumento da dor na região da aplicação
- Espinhas inflamadas
- Boca seca
- Aumento na quantidade de pelos
- Atrofia da pele
- Palidez
- Pressão alta
- Problemas e desconforto para respirar
- Dor na garganta
- Vômitos e diarreias com, ou sem, a presença de sangue nas fezes
- Movimentos descoordenados
- Problemas para engolir
- Dor na região abdominal
Informar com rapidez o médico especialista, em caso do surgimento de qualquer uma reação indesejada durante o tratamento. Notifique, também, a ANVISA.
Precauções do uso do Otosynalar
Além das contraindicações, que já foram explicadas e detalhadas em um tópico acima, o uso do medicamento Otosynalar também possui algumas precauções que devem ser seguidas por todos os pacientes que estão iniciando, ou pretendem iniciar, a sua utilização. São elas:
- O uso muito duradouro de corticosteroides, presentes na formulação do medicamento, pode causar afinamento da pele e tecidos subcutâneos.
- O uso prolongado do medicamento Otosynalar pode causar uma reação contrária, e ajudar no crescimento de novas bactérias ou fungos.
- O aplicação em crianças do medicamento deve ser no menor tempo possível de tratamento.
- Pacientes com idade acima dos 60 anos, segundo relatórios de estudos, devem utilizar o Otosynalar com muita cautela e orientação médica próxima.
- Em casos de reações alérgicas, o uso futuro de canamicina, paromomicina e estreptomicina, que são antibióticos, podem fica prejudicado ou impedido.
Interações medicamentosa
Os principais componentes da formulação do Otosynalar pode causar algumas interações indesejadas com algum outros medicamento, podendo cortar efeito ou, até mesmo, causar alguma reação adversa.
- Não existe estudos que indiquem que o fluocinolona acetonida possui alguma interação medicamentosa realmente problemática.
- O sulfato de Polimixina B possui interações com bloqueadores neuromusculares, antibióticos, antifúngicos, prednisona, ranitidina, vitaminas do complexo B e vitamina C.
- O sulfato de neomicina possui interações relevantes com bloqueadores neuromusculares, antibióticos, diuréticos, digoxina, anticoagulantes, quinolonas e antineoplásicos.
- Cloridrato de lidocaína possui interações com broncodilatadores, antiarrítmicos, antibióticos, antifúngicos, betabloqueadores e sulfas.
Vale ressaltar que, essa interações costumam ser mínimas e não levar grandes preocupações ao paciente. Porém, vale sempre dizer ao seu médico se você está utilizando algum outro medicamento antes de dar inicio ao tratamento com Otosynalar.
Composição
Cada um mL, equivalente a 24 gotas do medicamento, possuem em sua formulação os seguintes componentes:
- 0,250 mg de fluocinolona acetonida
- 10.000 UI de sulfato de polimixina B
- 3,50 mg de neomicina base ou 5, 00 mg de sulfato de neomicina
- 20,00 mg de cloridrato de lidocaína
- Além disso, completam a formulação, como excipientes, os seguintes ingredientes: ácido cítrico, propilenoglicol, hidróxido de sódio e água purificada
Superdosagem
Não existe grandes casos de ocorrências ou efeitos colaterais, além dos já citados anteriormente, em situações de superdosagem do medicamento Otosynalar. Porém, caso ocorra, é essencial procurar ajuda médica com urgência, para evitar grandes riscos a saúde do paciente em tratamento.
Otosynalar Preço
O medicamento pode ser encontrado sendo comercializado nas principais farmácias populares do Brasil. Para sua aquisição é necessário a receita médica, por isso é sempre importante passar em um médico especialista para pegá-la, além de orientação essenciais para o utilização do Otosynalar, que serão fornecidas por ele.
O frasco de 5 mL líquido do medicamento é possível ser encontrado por um preço variante entre R$5 a R$10.
Otosynalar Genérico / Similar
A formulação Fluocinolona Acetonida + Sulfato de Neomicina + Sulfato de Polimixina B + Cloridrato de LidocaÍna é possível ser encontrada em diversas farmácias por um preço bem mais em conta que o Otosynalar, funcionando diretamente como um genérico do medicamento, já que possui um efeito bem parecido e o resultado quase igual de tratamento.
Já os medicamentos Otomixyn e Otosylase são medicamentos similares ao Otosynalar, tanto na formulação, como na ação, para o tratamento da otite.
O post Otosynalar apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.