Existem diversas infeções causadas por vírus que são bem perigosas e provoca sintomas graves e incômodos para uma pessoa, podendo levar, até mesmo, a morte. Entre essas inflamações, uma que se destaca, pela sua alta de casos diagnósticos durante os últimos anos, é a meningite viral.
Além do tipo viral, existem também a bacteriana, porém que ela é bem mais complexa de ser tratada, os casos diagnosticados são mais raros e levam o paciente à morte com mais facilidade.
Diante dessa séria e grave doença que é a meningite viral, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações essenciais e importantes sobre ela, tentando tirar todas as dúvidas que a envolve.
O que é Meningite viral?
Meningite Viral é uma infecção grave na meninge que é causada por algum vírus, com a transmissão sendo de pessoa para pessoa. Quando ela não é tratada adequadamente e com rapidez o paciente pode, até mesmo, morrer.
Dentro todos os tipos de meningite existente, a viral é a mesmo perigosa e a com menor taxa de mortalidade, porém é a mais comum de ocorrer, principalmente nas épocas de clima mais quente.
Sintomas da Meningite viral
Os principais sintomas apresentados na pessoa que está infectada com meningite viral são:
- Febre alta
- Dor de cabeça e na nuca
- Sonolência
- Cansaço e dificuldade para acordar
- Sensibilidade a luz solar
- Vômitos
- Náuseas
- Perda de fome
- Mal-estar
- Tosse excessiva
- Dores pelo corpo
Causas da Meningite viral
Como já bem diz o nome, a meningite é causada por um vírus.
Os principais tipos de vírus que transmitem a infecção são:
- Vírus transmissores da varíola, rubéola, caxumba e/ou sarampo
- Influenza
- Herpes vírus
- Enterovírus
- Rotavírus
- Echo
- Arbovírus
- Poliovírus
- Citomegalovírus
- Rotavírus
Os principais tipos de transmissão é de pessoa para pessoa, porém também pode ser comendo alimentos, tomando água contaminada ou tendo contato com objetos que estejam com o vírus.
Fatores de risco
As pessoas mais propensas a contrair são:
- Crianças menores do que 5 anos
- Quem possui imunidade baixa
Diagnóstico
A pessoa com suspeita de meningite viral deve buscar um neurologista, sendo que quando é criança o mais indicado é buscar um médico pediatra.
Chegando na consulta, o especialista irá fazer um análise sobre o que o paciente está sentindo e, logo depois, pedir uma bateria de exames, incluindo o de sangue, urina e fezes. Além disso, testes de punção lombar, medula espinhal e nervos também podem ser solicitados. Por fim, o especialista ainda pode pedir uma tomografia.
Diante dos resultados desse exame, o médico poderá indicar se a pessoa está realmente com meningite viral, dando início ao tratamento.
Tratamento da Meningite viral
O tratamento de meningite viral tem uma duração de uma a duas semanas. A pessoa infectada deve ficar em repouso até os sintomas começarem a apresentar melhoras, além de se manter hidratado durante esse tempo.
Normalmente, o médico irá indicar analgésicos e outros medicamentos para controlar e aliviar os sintomas que a pessoa está sentindo, já que não existe um remédio especifico para meningite viral.
Em casa, para auxiliar o tratamento, a pessoa poderá aplicar compressas de água fria na testa, tomar banhos mornos ou gelados e beber chás de gengibre.
Além disso, o paciente deverá utilizar máscaras e não compartilhar objetos ou alimentos enquanto estiver se tratando, para evitar a transmissão para outras pessoas ao seu redor.
Prevenção
Existem algumas medidas que a pessoas pode ter para evitar e prevenir-se contra a Meningite viral. As principais formas são:
- Lavar a mão frequentemente, utilizando sabão e álcool em gel
- Limpar sempre o ambiente o ambiente caseiro e do trabalho
- Evitar utilizar ar condicionado
- Lavar os alimentos antes de comê-los
- Manter as vacinas em dia
Pergunta dos leitores
Qual a transmissão da Meningite viral?
A transmissão ocorre, normalmente, de pessoa para pessoa, porém também pode ser por contato com alimentos e objetos infectados.
Meningite viral pode ocorrer em bebê?
Sim, podem ocorrer em bebês, principalmente pela baixo imunidade baixa que eles possuem.
Meningite viral causa sequelas?
É muito raro ocorrer sequelas depois da pessoa se tratar da Meningite viral, porém, quando acontece, as que podem ocorrer são:
- Dificuldades na memória
- Problemas para se concentrar
- Alterações neurológicos
Qual a diferença entre a Meningite viral e a Meningite bacteriana?
A Meningite bacteriana é, além de ser transmitida por bactérias, muito mais grave e precisa de um tratamento específico e rápido, pois pode causar sérios problemas cerebrais para a pessoa, e leva a morte com mais facilidade.
O post Meningite Viral – Pode Matar? Quais os Sintomas? Tem Tratamento? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.