Apesar de ser considerado quase uma rotina na vida das mulheres, o corrimento ainda é uma causa de preocupação para muitas delas, como o corrimento marrom, mas pode ser considerado natural quando ocorre de maneira fisiológica, não indicando nenhuma relação com patologias ginecológicas.
O corrimento é considerado normal pelos ginecologistas, quando tem coloração clara, leitosa ou transparente e sem odor. Saindo destas características é bom ficar atenta pois pode indicar um problema de saúde.
O corrimento marrom é um dos que trazem bastante preocupação entre as mulheres, por isso, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!
Quando o Corrimento marrom é normal
O corrimento marrom é considerado normal nas seguintes circunstâncias:
- Após a menstruação. É comum que saiam coágulos alguns dias depois que termina a menstruação.
- Após a relação sexual. O contato íntimo pode provocar uma irritação na parede da vagina especialmente durante a gravidez ou menstruação.
- Troca de anticoncepcional.
- Efeito colateral de alguns medicamentos hormonais.
- Na adolescência.
- Alterações hormonais.
Porem apesar destes dados, observe bem, se o corrimento durar mais de três dias, pode indicar uma infecção vaginal, como por exemplo tricomoníase ou candidíase.
Causas do Corrimento marrom
Quando o corrimento marrom vier associado a outros sintomas, tais como coceira, dor e ardência, pode indicar uma doença, como tricomoniase ou candidíase.
O fato é que existem várias causas para o corrimento marrom e o mais comum é infecção vaginal por bactéria. Quando a coloração for marrom escura, pode indicar também sangramento no colo, da parede vaginal e alterações do ciclo menstrual
Tipos
O que difere um corrimento do outro é sua coloração, sendo que o corrimento marrom pode ter diferentes tons. Veja um pouco mais:
Corrimento Marrom Claro: possui uma coloração castanho claro.
- Pode ocorrer no final ou no início da menstruação (no máximo por 3 dias).
- Pode se tratar de uma vaginose bacteriana (principalmente se for acompanhada de mal cheiro).
- Alergia a preservativos de látex.
- Início da gestação, quando ocorre a implantação do ovulo (fecundado) no útero.
Corrimento Marrom escuro: geralmente mais concentrado se assemelha a uma borra de café, possui esta coloração, pois contem sangue na sua formação e pode ocorrer nos seguintes casos:
- Durante ou após a penetração vaginal pela ruptura de vasos sanguíneos da vagina.
- Feridas de colo de útero.
- Menopausa (devido à baixa hormonal)
- Infecções e inflamação.
- Câncer.
Quando procurar ajuda médica
Observe sempre os sintomas que acompanham o corrimento marrom. Se você perceber que ele dura mais de três dias, tem mal cheiro, dor abdominal ou coceira, você deve procurar um médico especialista e investigar o problema a fim de solucioná-lo o quanto antes.
Ele é o profissional indicado para lhe dar o diagnóstico e tratamento correto.
Como tratar Corrimento marrom
Como já foi dito, é preciso observar se o corrimento marrom está dentro daquela relação de normal ou não. O tratamento adequado, vai depender da causa. Se o corrimento marrom está acompanhado de outro (os) sintoma, você terá que se submeter a um exame médico e laboratorial para identificar a causa.
Se for uma infecção por exemplo, o médico certamente vai lhe prescrever antibióticos, m/as vale lembrar que você não deve se automedicar pois pode mascarar uma doença e prorrogar uma solução que seria relativamente fácil.
Não esqueça de fazer seus exames de rotina, isto vai lhe deixar um pouco mais tranquila quando surgir um corrimento.
Pergunta dos leitores
Corrimento marrom antes ou depois da menstruação é normal?
Sim é norma! É comum que saiam coágulos alguns dias depois que termina a menstruação.
Isto ocorre depois, porque nos últimos dias o sangramento é bem menos intenso demorando mais para sair. Este sangue que fica “parado” passa por um processo natural de escurecimento.
Este processo também pode ocorrer nos dias que antecedem o ciclo menstrual, ocorrendo aquela típica menstruação “borra de café”.
Corrimento marrom ocorre por causa do anticoncepcional?
Sim, o anticoncepcional pode provocar o corrimento marrom devido a alguns fatores:
- É bem comum quando a mulher esquece de tomar o anticoncepcional por um ou dois dias levando a ocorrência de uma alteração hormonal.
- Nas primeiras cartelas porque seu organismo está se adequando ao hormônio.
- Quando você troca seu anticoncepcional visto que cada um tem sua composição e seu corpo pode passar por um período de adaptação novamente.
Sempre é bom lembrar que este corrimento marrom não pode ser superior a 3 dias, nem estar acompanhado de outros sintomas, se isto acontecer procure seu médico.
É normal ter Corrimento marrom após relação?
Sempre é bom usar o bom senso, ou seja, se houve o corrimento após a relação sexual, você precisa observar visto que as causas podem ser muitas, sendo que as mais frequentes são:
- Ruptura de um vasinho sanguíneo vaginal. O que não seria motivo de grande preocupação.
- Miomas
- Alergia ao preservativo.
- Infecção urinaria.
- Ferida no colo uterino.
- Inflamação na vagina.
- Secura vaginal.
- Menopausa.
Observe os sintomas, com que frequência acontece e fique atenta, afinal, é sempre é bom investigar.
Corrimento marrom significa gravidez?
A presença de um corrimento marrom pode sim ser um sinal de gravidez, porem só o corrimento não garante que você está gravida. Então observe se ele não é intenso e se vem acompanhado náuseas, de atraso menstrual, seios sensíveis etc.
Não fique na dúvida, faça um teste ou procure seu médico e tenha certeza desta gravidez ou não.
Corrimento marrom na gravidez é normal?
Sim é normal. Algumas mulheres apresentam corrimento nas primeiras semanas de gravidez, geralmente por volta das 2 semanas. A causa deste corrimento marrom pode ser:
- Sensibilidade na vagina ao exame ginecológico ou relação sexual.
- Implantação do embrião na parede do útero em um processo chamado nidação.
O corrimento marrom só é considerado normal se não for acompanhado de outros sintomas, então, comunique sempre ao seu ginecologista ou obstetra as alterações do seu organismo para evitar futuras complicações para você e para seu bebê.
O post Corrimento Marrom – O Que Significa? É Gravidez? Causas e Tratamento! apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.