A audição é uma das mais importantes partes do organismo humano, sem ela não conseguiríamos escutar som algum, alterando, totalmente, o modo de se viver. Porém, alguns problemas auditivos podem ocorrer, com a pessoa precisando passar por alguns exames médicos para avaliar sua audição, como é o caso do imitanciometria.
Esse exame, normalmente, é complementar à outros, auxiliando nos resultados apresentados ao final do diagnóstico médico.
Com essa importante função que a imitanciometria possui, hoje, nesse artigo, estaremos abordando todas as informações essenciais sobre ele, incluindo detalhes do seu funcionamento, recomendações e qual o preço médio para fazê-lo.
O que é Imitanciometria?
A imitanciometria, ou impedanciometria, como também pode ser chamado, é um exame indolor complementar, de fácil e rápida execução, para a avaliação da orelha média e tuba auditiva.
Ao geral, ele complementa outro exame, a audiometria, sendo eficiente para dar resultados mais precisos e eficazes.
O exame, normalmente, é dividido em três partes: timpanometria, compliância e reflexo estapédico.
O que o exame avalia
O exame faz a avaliação da rigidez da membrana timpânica e do funcionamento dos reflexos do tímpano e do martelo, bigorna e estribo, ossos presentes no ouvido médio.
Diante da avaliação, o médico conseguirá analisar o paciente sobre sua capacidade de entender e ouvir os sons ao seu redor, além de dados sobre a completude de todo o mecanismo auditivo da pessoa.
Como funciona a Imitanciometria
Como falado anteriormente, a imitanciometria é um exame muito rápido e simples de ser feito, além de não causar nenhuma dor ao paciente.
Para dar início, o paciente deve ter seus ouvidos, totalmente, limpos e não ser exposto à sons altos durante um dia antes da ocorrência do exame.
No começo do exame, a pessoa deve se sentar e o médico colocará uma sonda, que parece um plug, em um dos seus ouvidos, e no outro um tipo de ‘fone de ouvido’. Essa sonda irá executar pressão no condutor auditivo do paciente. Além disso, um pequeno aparelho apresenta estímulos sonoros, enquanto outro traz as respostas que o aparelho auditivo obteve desses estímulos. Diante desses resultados, o médico conseguirá testar o funcionamento da audição da pessoa.
Normalmente, o exame dura uma hora.
Por que fazer um exame de Imitanciometria
A execução do exame é muito importante, pois, diante dos seus resultados, é possível de o médico diagnosticar casos de perca da audição ou surgimento de alguma doença ou inflamação, como otites e/ou presença de secreções no ouvido.
Quando é recomendado
Os casos mais recomendados de se passar pela imitanciometria são:
- Para confirmar e auxiliar os resultados do exame de audiometria tonal
- Pessoas em tratamento de otite média
- Exame para antes ou depois de uma cirurgia na orelha média
- Avaliação do ouvido por conta de uma paralisia facial
- Pessoas que possuem quadro vertiginoso
- Pessoas que apresentam sintomas de alguma patologia na orelha média
- Pessoas que apresentam dores contentantes no ouvido
- Crianças em época de desenvolvimento e que estão falando muito alto
Valores normais da Imitanciometria
De forma sola, o exame de imitanciometria tem um preço médio variante de R$20 a R$30.
Pergunta dos leitores
Imitanciometria pode ser realizado em um paciente infantil?
Sim, não existem contraindicações para crianças. E é, até mesmo, recomendado que elas passem por um exame de imitanciometria. Para não ocorrer problemas auditivos durante seu desenvolvimento.
Imitanciometria e Impedanciometria é a mesma coisa?
Sim, é impedanciometria é somente uma variação médica da forma de falar da imitanciometria.
O post Imitanciometria – O Que é? Como Funciona o Exame? Quando Fazer? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.