A doença bucal mais comum do mundo é a cárie. Ela é recorrente entre adultos e crianças, podendo atingir todos os dentes e por diversos motivos.
Isso acontece pois, assim como é simples de solucionar o problema, deixar que surja é igualmente fácil, com pequenos deslizes diários em hábitos de higiene e alimentação.
Apesar disso, muitos não conseguem identificar o problema antes que deixe de ser algo que seria solucionado com limpeza, sendo necessário uma obturação feita com o auxílio de um plano de saúde bucal.
Afinal, a observação em relação à saúde bucal ainda é um problema subestimado, do qual é necessário aprender a priorizar cuidados e prevenção de possíveis doenças a serem contraídas com o tempo, como acontece com o tártaro e, claro, a cárie em si.
Quer mais sobre o que é cárie, como elas se formam, se é possível evitar e quais os principais tratamentos? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.
O que é a cárie?
De forma resumida, a cárie é a denominação para a condição de descalcificação e deterioração dos dentes.
Através do acúmulo de bactérias, as estruturas das dentições são comprometidas e os primeiros sintomas incluem sensibilidade e a presença de pontinhos ou manchas escuras.
Esse processo de deterioração e descalcificação é causado principalmente por ácidos orgânicos. O principal causador de cáries é o “Streptococcus mutans“, uma bactéria que corrói desde as áreas mais superficiais até as mais profundas.
Quando os primeiros sinais de sensibilidade surgem, um plano dentário para mei pode tornar acessível as consultas de diagnóstico e tratamento.
Os microrganismos responsáveis pela cárie surgem, principalmente, por questões de estilo de vida e hábitos alimentares e de higiene. A forma como alguém se alimenta e higieniza os dentes muda completamente os resultados em questões estéticas ou de saúde bucal.
Cáries são uma realidade independentemente da faixa etária, pois podem surgir em dentes de leite, por exemplo. Por isso deve-se procurar por consultas periódicas com dentistas, um plano odontológico bom pode tornar isso mais em conta.
Os tipos de cárie incluem:
- Cárie coronária (no topo dos dentes e próximo à gengiva);
- Cárie radicular (presente próximo ou diretamente na raiz);
- Cárie recorrente (acumuladas em restaurações e coroa);
- Cárie profunda (que atingiu a raiz dentária).
As cáries podem surgir por conta da xerostomia (boca seca), pois a superfície seca dos dentes torna mais fácil a proliferação de bactérias.
Pessoas passando por tratamentos usando determinados medicamentos, radioterapia ou quimioterapia tendem a sofrer com esse problema e precisam de consultas mais recorrentes.
Caso a cárie atinja a polpa (nervo), cria-se um abscesso e gera-se uma infecção que só será tratada com canal ou cirurgia, por isso é importante que o diagnóstico e tratamento seja feito com antecedência.
Contratar um plano dental facilita o processo de marcar consultas e conseguir tratamentos com desconto.
Como eu sei se estou com cárie?
O primeiro passo para conseguir identificar uma cárie é a observação. Com um espelho enquanto passa o fio dental ou após escovar os dentes, olhar a superfície das dentições para enxergar possíveis manchas escuras.
Outro forte indicativo está nos sintomas mais sutis, ao começar pela sensibilidade dentária. Quando os dentes ficam mais sensíveis ao entrar em contato com líquidos quentes ou frios, doces ou apimentados, então é recomendável procurar um dentista para um diagnóstico o quanto antes.
Dores nos dentes podem indicar um estágio mais avançado de cárie, por isso ao menor sinal de incômodo em toda a superfície dentária, é recomendado que o paciente procure o melhor convênio odontológico, assegurando que poderá se consultar com profissionais pelos melhores valores.
Como tratar a cárie?
O tratamento de cárie deve ser feito 100% por um profissional da odontologia. O dentista irá identificar o quão profundo estão os danos, definindo como será o tratamento.
Isso acontece pois a obturação nem sempre é uma necessidade, podendo resolver o problema com uma limpeza.
Por isso, é importante manter uma frequência de consultas com o dentista. Parte do processo para cuidar da saúde bucal é a prevenção de problemas. Visitas periódicas tornam possível observar e cuidar antes que uma cárie se torne um canal.
Desse modo, procure profissionais de confiança e mantenha os tratamentos em dia.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
O post Cárie: O que é e como saber se você tem? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.