Quantcast
Channel: Seu Guia De Saúde
Viewing all articles
Browse latest Browse all 531

Palmito engorda?

$
0
0

Ideal para o preparo de saladas e refogados, ele tem um sabor diferente – que lembra alcachofra -, é macio, mas firme. O palmito, vegetal extraído de várias espécies de palmeiras é o assunto da matéria de hoje. Apesar das muitas utilidades do alimento, será que o palmito engorda? Ele tem muitos benefícios? Emagrece? Vamos com calma e descobrir as utilidades desse produto.

O palmito tem uma textura crocante e é rico em nutrientes benéficos a saúde e ingrediente para excelentes dietas. Cem gramas de palmito cru têm somente 28 calorias. O consumo de 39 gramas de palmito em conserva contém 11 calorias. O gasto de caloria é tão baixo que o palmito engorda só se você acrescentar a salada, molhos gordurosos.

O derivado da palmeira é livre de gordura e cem gramas dele tem 2 gramas de proteína. Grande parte das calorias do palmito está nos carboidratos. Muitos afirmam que o palmito engorda, exatamente por causa do nutriente que nem é tão engordativo assim.

Trinta e novas gramas de palmito conta com três gramas de carboidratos totais – complexos e açúcares naturais. Esse consumo também gera uma grama de fibras, essas são fundamentais para regular os níveis de colesterol no organismo e prevenir altos picos de açúcar no sangue.

Indivíduos com esses problemas tendem a ganhar peso mais rápido e desenvolver quadros de diabetes tipo 2 – quando o corpo não consume corretamente a insulina que produz ou não a produz de modo eficiente para controlar a taxa de glicemia.

Benefícios do palmito

As fibras presentes no palmito promovem saciedade e ajudam o trânsito intestinal a funcionar melhor. O baixo valor calórico é altamente recomendado para obesos que sofrem de prisão de ventre.

É um vegetal rico em potássio, cerca de 30 gramas trazem 10% da ingestão diária, é importante para manter os níveis mais baixos de pressão sanguínea e controlar os batimentos cardíacos. O potássio é responsável pelo funcionamento das células no organismo.

A vitamina C, auxilia no sistema imunológico e afasta gripes e resfriados, além de infecções mais sérias. O palmito também contém zinco – substância que acelera o tempo das cicatrizações – e ajuda o organismo a receber proteínas.

Rico em vitamina B6 – agente que auxilia na produção de hemoglobina – a substância presente no palmito ajuda a regularizar o humor, metabolismo de proteínas, gorduras, carboidratos simples e complexo, além de permitir uma melhora no seu sono. A falta da vitamina B6 pode levar a pessoa a desenvolver anemia.

O palmito é benéfico para a saúde digestiva e também contém riboflavina – excelente produtor nas células vermelhas – e potencializa os níveis de cálcio, fósforo e cobre, nutrientes que fortalecem todo o sistema muscoesqueléticos e deixam os ossos mais fortes. Vale lembrar que o fósforo é um mineral mais do que relevante para a saúde neurológica. Depois de toda essa lista de benfeitorias é bem difícil dizer que o palmito engorda, não é mesmo?

Você não precisa usar o palmito apenas em saladas. Ele pode ser batido em molhos, usados em grelhados, refogados e assados com queijos. Você também pode colocá-lo em lanches simples.

palmito engorda

Em uma xícara de palmito fresco você encontrará:

  • 204 mg de fósforo;
  • 26 mg de cálcio;
  • 4,45 mg de zinco – recomendação diária d para mulheres é de 8 mg, isto é, o palmito já dá mais da metade desse valor.

Além do zinco, rico em antioxidantes, é possível encontrar cobre, selênio e manganês, presentes no alimento. A maior vantagem é que ele não tem nada de gordura. Mas atenção, o palmito engorda se você exagerar nos molhos para temperá-lo.

Palmitos e suas variedades

Atualmente os produtores tem realizado mudanças na palmeira para realizar a extração do palmito de outras espécies. É possível encontrar:

  • Palmito Juçara – mais macio e “carnudo”;
  • Palmito da pupunha – mais claro e sabor mais suave, conhecido por ser mais ecológico;
  • E o açaí – semelhante ao Juçara, entretanto tem menos fibras.

O Pupunha é o mais comum da espécie e é originário da Pupunheira, típica da Amazônia. Cerca de 100 gramas de palmito em conserva rendem:

  • 36,5 calorias;
  • 5,5 gramas de carboidratos;
  • 2,5 gramas de proteínas;
  • 2,6 gramas de fibra alimentar;
  • E 350 miligramas de sódio – a quantidade é maior devido ao sal da conserva.

Vale notificar que o pupunha contém vitamina C e vitamina B1, sendo rico em sais minerais do tipo cálcio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco e magnésio. O potássio regula a pressão sanguínea e ajuda nos problemas de coração.

O palmito pupunha também é excelente para pessoas com problemas nos olhos e no desenvolvimento dos ossos.

Riscos do palmito

Fique tranquilo que não iremos dizer que o palmito engorda. Os riscos maiores estão em sua produção. Especialistas afirmam que aproximadamente 80% do cultivo seja clandestino, ou seja, é preciso estar atento para as condições que o alimento é extraído e manipulado até a conserva, pois estados precários de higiene podem estragar o produto e gerar doenças.

Diversos produtores visam lucros e não pensam na alimentação. Quando comprar o vidro no mercado esteja atento as situações do produto e evite o botulismo – tipo raro de envenenamento gerado pelas toxinas da bactéria Clostridium botulinum.

O agente não precisa de ar para se desenvolver, ou seja, as embalagens dos palmitos são extremamente suficientes para que a bactéria ganhe espaço. Verifique sempre a data de validade e se a lata ou a tampa não estão estufadas.

Os principais sintomas do botulismo são:

  • Visão dupla ou turva;
  • Fotofobia – sensibilidade a luz ou ambientes com muita claridade;
  • Queda da pálpebra;
  • Constipação intestinal;
  • Dificuldade para urinar
  • E boca seca.

A doença pode acarretar problemas mais graves. A medida que o botulismo avança pode comprometer outras partes do corpo, até atingir o sistema nervoso. Nesse estágio, a fala, o movimento para engolir e a locomoção começam a ficar prejudicados, ocorrendo uma paralisia muscular progressiva, atingindo até o sistema respiratório, levando a pessoa a óbito.

Agora você sabe que é lenda dizer que palmito engorda, então inclua ele em sua alimentação e esteja atenta na hora de adquiri-lo. Hoje é possível comprar o produto com um selo de Palmito Seguro. Ao ver embalagens com esse anúncio significa que a procedência é boa e o produtor de confiança!

O post Palmito engorda? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 531