Fruta comum nos países asiáticos, a goiaba é um fruto rico em nutrição. Redondo, verde e cheio de sementes pequenas. Normalmente é doce, de textura cremosa e aroma almiscarado. Por ser uma fruta rica em nutrição, muitos acreditam que a goiaba engorda.
As frutas são as melhores opções quando o assunto é dieta. São fontes de fibras, leves, pouco calóricas, possuem sabores naturais, com insólitas quantidades de açúcar e sempre funcionais – que oferecem benefícios a saúde e não somente básicas funções nutricionais. Antes de sair julgando, afirmando que a goiaba engorda, conheça um pouco a respeito dessa fruta tão saborosa.
O que a goiaba tem?
De início, já inclua a fruta no seu cardápio pois ela tem baixo teor de calorias e gorduras, rica em vitaminas, antioxidante, minerais e muita fibra. Estudos relatam que as substâncias encontradas na goiaba atuam como anti-idade e previne o câncer, além é claro de melhorar o sistema imunológico.
Cem gramas de goiaba têm somente 52 calorias e apenas 0,2 gramas de gordura. Ah, não esqueça que por causa das fibras – que ajudam no trato intestinal – há uma sensação de saciedade, o resultado você confere na redução de alimentos que ingere. Comendo menos, quilinhos a menos na balança! Yes!
Isso acontece porque a goiaba, geralmente, possui mais massa e preenche mais rápido o estômago. O consumo do fruto também queima mais calorias do que ela realmente contém, gerando assim um efeito negativo nas calorias do nosso organismo.
Outro benefício da fruta é a ingestão de vitamina C. A média de gasto diário está na casa das 60 miligramas. Uma goiaba, do tamanho médio, tem aproximadamente 212 miligramas da vitamina, o triplo do que você precisa em um único dia. Não desperdice nada! Aquela parte grossa, entre a casca e as sementes são as mais ricas em vitaminas.
Por ser antioxidante, ela combate os radicais livres e inflamações dos órgãos. Reforça o colágeno – que mantém nossa pele, músculos e todos os nossos órgãos em perfeito estado. Com tudo funcionando direitinho o sistema de prevenção contra doenças está ativado.
Benefícios da Goiaba
Acrescente aos benefícios citados acima mais uma longa descrição de benfeitorias. Só depois tire as suas conclusões se a goiaba engorda ou não!
Ingestão de fibras garantidas! Cada cem 100 gramas da fruta tem 6 a 7 gramas de fibras – em relação a outras frutas como damasco, banana ou maçãs, os alimentos considerados com maior teor de fibras*.
Outro ponto importante da goiaba é seu baixo IG (índice glicêmico – classificação estipulada a certos alimentos com carboidratos e sua velocidade para aumentar os níveis de açúcar no sangue). Seu valor está calculado em 20 e libera o açúcar bem devagar na corrente sanguínea. Isto é, diabéticos podem fazer uso sem receio de terem picos elevados.
Para as mulheres, a fruta aumenta a fertilidade devido ao seu alto teor de ácido fólico. Obesas que não conseguem engravidar optam pela fruta para aumentar a fonte de fertilidade e ter uma alimentação mais saudável.
Já para quem sofre de problemas no coração, o potássio encontrado na fruta ajuda a manter a pressão arterial normal e equilibrar o sódio e o potássio. Cerca de 100 gramas possuem 400 miligramas do nutriente. Quando o sódio está mais alto que o potássio surge as elevações da pressão. Ela também tem isoflavonoides, polifenóis e carotenoides, que previnem as inflamações em vasos sanguíneos. Assim há uma redução do colesterol ruim e aumento do bom.
O hipotireoidismo (falta de cobre e zinco) também pode ser controlado com a ingestão da goiaba que ajuda a corrigir a função da tireoide. O resultado está em desacelerar o metabolismo bloqueando o aumento de peso.
A goiaba está na lista dos alimentos que protegem as células de um possível desenvolvimento do câncer. O responsável por isso é o antioxidante licopeno, que não permite o crescimento das células cancerígenas.
O resultado final de tudo isso só pode ser uma pele radiante, já que devido a vitamina E, é reduzido os problemas de acnes.
Formas de ingerir goiaba
Agora que você já conheceu todos os benefícios da goiaba. Está na hora de ingeri-las. Dê preferências as frutas orgânicas e procure comprar as que não possuem muitas marquinhas ou furinhos.
Antes de comer qualquer fruta não deixe de lava-las em água corrente, assim você elimina resíduos de inseticidas. Se comprar as maduras e mais frescas pode consumir com a casca mesmo, que a essa altura está mais molinha. Descarte um pedacinho de cada extremidade com uma faca.
Mas se você não quiser comer, tem opção de colocar no liquidificador e fazer um delicioso e concentrado suco de goiaba! Humm… no calor é uma escolha perfeita para se refrescar.
Há quem goste de cortar os pedacinhos da goiaba em cubo e adicioná-los em uma salada de frutas. Vale lembrar que se comer uma fruta com várias outras, de uma só vez, não há dieta que aguente!
Também é possível inserir a goiaba em sobremesas e colocar suplementos para aumentar os músculos.
Ahh não esqueça que você pode fazer diversos tipos de doces com o fruto: geleia, marmelada, conservas, gelatinas…. Por falar em doces, nada de exagerar! Uma colher de sopa não vai destruir a sua dieta, entretanto, se toda a vez que sentir vontade de comer doce, pegar uma colher atrás da outra, aí pode dar adeus a sua boa alimentação. Seja controlado! Aproveite os diversos benefícios que as frutas podem te proporcionar!
Como as fibras atuam no corpo?
A fibra é quando o alimento não absorvido, nem digerido, acaba se tornando um carboidrato indisponível, ou seja, sem calorias a mais, porém com a sensação de saciedade garantida! Essas trabalham nos intestinos, deixando os limpos e regularizados. Assim o organismo fica livre de toxinas, colesterol e você de quebra fica sem uns quilinhos extra.
A goiaba é uma dessas frutas riquíssimas em fibras e que muitos não comem por causa da quantidade de sementes encontradas. Elas são digeridas facilmente pelo nosso sistema digestivo contribuindo para o funcionamento do intestino! Então chega de arrumar desculpas, de dizer que a goiaba engorda e vamos procurar ser o mais saudável possível!
O post Goiaba engorda? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.