Para quem está sempre em busca de novas opções para inserir na dieta saiba que a variação das frutas pode ser uma boa alternativa. Elas contêm muitas fibras que regulam o funcionamento do intestino e a maioria ativa o sistema imunológico. A lenda de que o abacaxi engorda devido a quantidade de fibras não deve ser levada em consideração.
Você também precisa estar ciente de que uma dieta somente a base de frutas não trará bons resultados, já que o corpo precisa de muitas vitaminas e energias para a sobreviver a correria do dia a dia.
O abacaxi é um excelente alimento para substituir doces devido ao seu baixo teor calórico e importante por causa da vitamina C. Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos pela fruta. Então já esqueça os comentários de que abacaxi engorda e vamos conhecer um pouco mais dessa delícia.
Origem do abacaxi
Também conhecido como Ananás (em países da língua espanhola), o abacaxi é da América do Sul, porém é cultivado em qualquer região mais quente do mundo. Rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, fibras e magnésio, o abacaxi é bem ácido, mas na maioria das vezes adocicado.
Denominado o rei dos frutos, por causa da sua coroa, o abacaxi previne dores de garganta e resfriados. É excelente para a boa circulação devido a quantidade de enzima bromelina. Algumas pessoas também o utilizam para amaciar carnes.
Atualmente é encontrado para consumo industrializado – geleias, cristalizados, passas, vinho ou licor – e para ser apreciado naturalmente. A melhor safra é entre os meses de dezembro a janeiro. Quando for comprar um abacaxi atente-se a qualidade das folhas da coroa. Elas não podem estar secas ou murchas e ao cheira-lo não pode estar azedo e nem com manchas.
No Brasil, o abacaxi já era cultivado pelos índios antes do descobrimento do país. Entre as muitas espécies a que mais se destaca é o Pérola, conhecido pela polpa amarela clarinha, doce com a casca bem esverdeada e menos acidez que os outros.
Você deve estar se perguntando se esse tipo de abacaxi engorda devido a maior quantidade de açúcar, não é?! Fique tranquilo, se consumir com moderação ele só vai acrescentar benefícios a sua saúde.
Os maiores produtores de abacaxi estão nos Estados Unidos, Malásia, México, Formosa, Filipinas e, claro, no Brasil.
Benefícios do abacaxi
Estudos comprovam que a fruta ajuda a reduzir gordura corporal devido a quantidade de minerais, vitaminas e enzimas, todas substâncias que contribuem para a manutenção do peso e melhor qualidade de vida.
A bromelaína, por exemplo, encontrada no abacaxi auxilia na quebra de proteínas e está presente na haste e no suco do abacaxi. É ótimo para ajudar o sistema digestivo a trabalhar melhor.
Por ser rico em vitamina C, o fruto contribui não só para reforçar o sistema imunológico, mas também na melhora em oxidar gordura. Indivíduos com menores concentrações de vitamina C, possuem mais gordura corporal. Pesquisas afirmam que a deficiência dessa vitamina retém a gordura no organismo. Vale lembrar que esse nutriente também faz com que a carnitina – aminoácido que distribui os ácidos graxos – funcione bem.
Receitas para aproveitar os benefícios do abacaxi
Para quem ainda diz que o abacaxi engorda, vamos te apresentar mais alguns truques para que esqueça esse boato. A fruta não faz só bem para o nosso interior, mas também para o exterior. Claro que só de consumi-lo com mais frequência irá sentir a diferença. Vamos ao que interessa.
O fruto contém ácido hidroxilo, responsável por reduzir o envelhecimento da pele do rosto. Uma dica é passar uma fatia no rosto por pouco mais de cinco minutos e deixar secar. Depois lave com água fria e passe um hidratante.
Ele também ajuda a reduzir manchas, marcas de espinhas, linhas finas de expressão, além de ser um excelente esfoliante. O abacaxi proporciona uma pele brilhante, devido a quantidade de vitaminas presente. Uma boa ideia é misturar um pouco de suco de abacaxi com mel. É brilho garantido na hora!
O ácido hidroxilo, encontrado no abacaxi, ajuda a eliminar pintas e verrugas e também contribui para tratar doenças de pele, incluindo a acne, deixando a face livre de cicatriz. Para esse tipo de tratamento basta passar duas ou três vezes, ao dia, com o auxílio de um algodão, o suco na espinha. Isso reduz o tamanho dos poros e os desentope.
Quais os tipos de doenças que o abacaxi combate?
Além de contribuir para facilitar a digestão, devido as enzimas proteolítica, o abacaxi contém manganês, ótimo para fortalecer os ossos e tecidos conjuntivos. Suas propriedades anti-inflamatórias podem colaborar na redução das dores de artrites. Um copo de suco diariamente limpa o muco da garganta e os pulmões.
O uso do abacaxi também é bom para:
- Sinusite;
- Previne coágulos sanguíneos;
- Infecções do estômago e intestinos;
- Previne o crescimento de bactérias na boca – por causa da acidez;
- Ajuda a reduzir as náuseas de mulheres grávidas;
- Consumir evita a formação de gordura na cintura;
- Combate gripes, resfriados e fortalece o sistema imunológico.
Além de todos esses benefícios, lembre-se que a fruta tem pouquíssima gordura! Se você disser que o abacaxi engorda é desculpa porque não gosta do sabor.
Quando sentir aquela vontade de consumir um doce após as refeições opte por uma fatia de abacaxi. A fruta dará maior sensação de saciedade e irá hidratar o seu corpo, devido a quantidade de água que possui. Ele também normaliza os níveis de açúcar no sangue.
Calorias do abacaxi
Uma fatia, cerca de 100 gramas, de abacaxi tem aproximadamente 50 calorias e zero de qualquer tipo de gordura. Confira os dados abaixo:
- Calorias – 50;
- Gordura saturada, poli-insaturadas e monossaturadas – 0 gramas;
- Colesterol – 0 gramas
- Sódio – 1 miligramas
- Potássio – 109 miligramas;
- Carboidrato – 13 gramas;
- Proteína – 0,5 gramas
- Vitamina A – 58 IU
- Vitamina C – 47,8 miligramas
- Magnésio – 12 miligramas
Uma dica!
Quando comprar suco de abacaxi industrializado repare na quantidade de açúcar encontrada. Um copo de 240 ml por dia será o suficiente. Nesse caso, se você abusar de produtos com conservantes, pode acreditar, o abacaxi engorda sim! Mas se fizer da fruta fresca, apenas controle-se na quantidade de açúcar e verifique se está maduro. O fruto verde pode causar diarreia e náuseas.
O post Abacaxi engorda? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.