A Cefalexina é recomendada para o tratamento de infecções bacteriana, respiratórias como sinusite, causada por estreptococos. O medicamento é um antibiótico pertencente à família das cefalosporinas, semelhante a família das penicilinas. Neste artigo iremos analisar quando se deve usar a Cefalexina, causas e efeitos colaterais do medicamento.
O que a Cefalexina combate?
Sendo uma cefalosporina de primeira geração, o remédio tem ações contra as bactérias: Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Moraxella catarrhalis e Proteus mirabilis.
Com a Cefalexina também é possível tratar celulite ou erisipela, impetigo, faringite, furunculose, otite média, cistite, mastite, entre outras doenças. Normalmente ela atua direto no agente infeccioso combatendo o Staphylococcus aureus.
Produtos quem contêm a cefalexina em sua composição
O antibiótico está instituído há muitos anos no mercado e você pode encontra-lo com diferentes nomes, entre eles:
- Betacef;
- Cefaben;
- Cefacimed;
- Cefagel;
- Cefagran;
- Cefalexan;
- Cefanal;
- Cefaxon;
- Ceflexin;
- Ceporexin;
- Kefalexina;
- Keflex;
- Keforal;
- Neo Ceflex.
Como tomar Cefalexina
A Cefalexina é encontrada em comprimidos de 250 miligramas, 500 mg ou 750 mg, para adultos. Já para as crianças, é possível ingerir o medicamento através das composições de 125 mg/5 mL ou 250 mg/5 mL.
Como de praxe, o remédio é um tratamento que demanda um certo tempo de uso e dosagens nos horários certos. O antibiótico não deve ser excedido a 4 gramas, ou seja, 4000 miligramas por dia, pelos adultos.
Efeitos colaterais
A Cefalexina possui baixos casos relatados de efeitos colaterais. Porém, entre as incidências estão dor de estômago e diarreia (com sangue ou aguada). Algumas mulheres relataram que sofreram com candidíase vaginal, efeito que ocorre em pessoas do sexo feminino que usam antibióticos.
Também foram notificados:
- Convulsões;
- Pele amarelada;
- Urina escura ou em quantidade inferior que o normal;
- Dor de cabeça e fraqueza incomum.
Indivíduos que relatam alergia a penicilina, podem desenvolver quadros alérgicos com o uso do remédio. (Se esse for o seu caso, não use produtos da família cefalosporinas).
Quem sofre de insuficiência renal precisa estar atento as doses indicadas para o tratamento e monitorar as taxas de filtração glomerular e evitar uma possível intoxicação.
Como dito acima a Cefalexina não é um medicamento que apresenta diversas contraindicações. A menos que a pessoa tenha uma predisposição a alergia dos componentes das fórmulas, o medicamento pode ser tomado – seguindo orientação médica – sem receio.
Somente 10% dos indivíduos alérgicos a penicilina é que sofrem com problemas alérgicos às cefalosporinas. Não deixe de avisar ao seu médico sobre qualquer alteração que sinta. Se também já faz uso de algum medicamento, notifique-o e pergunte se não há perigo das fórmulas se encontrarem.
A Cefalexina pode ser usada por grávidas, sem contraindicações. Quanto as lactantes, é preciso ter um pouco mais de atenção, já que normalmente os antibióticos são excretados pelo leite. Indica-se amamentar depois de oito horas da última dose ingerida.
Ao contrário de outros medicamentos, mulheres que usam a pílula anticoncepcional podem tomar a Cefalexina sem que o efeito do comprimido seja reduzido.
Diminuindo as bactérias com a Cefalexina
O medicamento, disponível para tratar infecções da pele como, otite média, cistite e furunculose, por exemplo, deve ser administrado de 6 em 6 horas, de 7 a 14 dias, na versão mais tradicional, a de 500 miligramas.
Em caso de bactérias mais leves, recomenda-se o uso de 500 miligramas, de 7 a 10 dias, ingeridos de 12 em 12 horas.
Grávidas que sofrem com problemas de cistites podem utilizar tranquilamente a Cefalexina, desde, é claro, que o médico tenha sido consultado e que não tenha nenhuma alergia aos componentes. Para esse tipo de tratamento é receitado 500 miligramas do remédio, durante 7 dias, de 12 em 12 horas.
Pessoas com problemas de amigdalites e faringites também podem utilizar o remédio. Nesse caso, segue a ingestão de 500 miligramas, de 12 em 12 horas, por 10 dias.
Para as crianças, a dose diária deve variar entre 12,5 a 50 miligramas por quilo de peso, necessitando a ser divididos por quatro tomadas diárias, estipulando de 6 em 6 horas. Para casos mais graves, pode se administrar até 100 miligramas. Lembrando da necessidade de contatar um profissional da saúde antes de realizar tomar qualquer medicação.
Para que alguns pacientes não desenvolvam um quadro de endocardite (doença infecciosa no coração), geralmente pessoas que sofrem com doenças estruturais do coração, é permitido fazer uso, 30 a 60 minutos antes, de um procedimento odontológico, de 2 mil miligramas da Cefalexina.
Atenção
Indivíduos que tomam anticoagulantes, como a Varfarina, por exemplo, devem ficar de olho nas reações adversas. A Cefalexina aumenta o efeito do medicamento e pode causar uma INR (Razão Normalizada Internacional, padrão no qual a coagulação pode ser comparada).
Quem faz uso de multivitamínicos, principalmente os que são rico zinco, podem diminuir a ação da cefalexina, devendo ser evitados durante o tratamento com o antibiótico.
Quanto a ingerir a Cefalexina de estômago cheio ou vazio, fica a critério do paciente. Entretanto, recomenda-se tomar o medicamento com água e não com leite. Há relatos de que o cálcio disponível no alimento enfraquece a ação do antibiótico. Os sucos também não são indicados, pois podem aumentar a velocidade da absorção do remédio e tudo tem o tempo certo para a sua variação.
Remédios que devem ser evitados com outros
Sempre que tomar algum medicamento, evite misturar com outros remédios para que o efeito não seja retardado ou até mesmo cortado.
A família dos Corticóides, como Decadron e Meticorden, e anti-inflamatórios como Voltaren, Cataflan e Feldene não podem ser misturados.
Pepsamar e Mylanta plus, que são antiácidos, e antibióticos como Tetramox, devem ser evitados.
Sibutramina (medicamento para emagrecer) e antidepressivos como Deprax, Fluoxetina, Prozac, Vazy, precisam ser poupados de se misturarem.
Ansiolíticos como o Dualid, Valium, Lorax e Lexotan, devem ser administrados sozinhos.
Conclusões
A Cefalexina é extremamente requisitada para pessoas que desejam combater as bactérias do organismo. Infecções respiratórias, do ouvido, garganta, do trato urinário e até mesmo infecções da pele. Mesmo que seja um medicamento mais “simples”, jamais se automedique.
O post Cefalexina: para que serve e modo de usar apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.