Foi se o tempo em que o suco verde era considerado uma bebida abominável! Com o mundo buscando melhorar seus hábitos alimentares, o líquido passou a fazer parte de praticamente todos os cardápios e cada vez mais ganhando novos sabores e adeptos, é claro!
A temporada de vida saudável não pede apenas suco verde, mas também chás que venham ajudam no processo de emagrecimento e uma alimentação balanceada, rica em nutrientes importantes para o dia a dia. Porém, no meio de tantas dicas, o que será que realmente funciona ou não? O suco verde faz bem para saúde? Como fazer o verdadeiro suco que emagrece? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas ao longo do artigo de hoje.
O que é o suco verde?
São inúmeros os alimentos poderosos em vitaminas que você pode usar para compor uma ótima alimentação. Mas também, vale destacar que não adianta comer alimentos saudáveis e não conciliar a rotina com algum tipo de exercícios físicos.
O suco verde não é simplesmente uma modinha passageira, entretanto está longe de ser um tratamento milagroso. O modo de preparo traz propriedades específicas e muito eficaz no quesito nutrigenômica, que auxilia na renovação do funcionamento do aparelho digestivo, aumenta a vitalidade e a energia, beneficia a circulação e ainda reforça o sistema imunológico, retardando o envelhecimento.
Normalmente os ingredientes do suco verde são ricos em vitaminas, minerais, fibras, clorofila, ácidos fenólicos, entre outros importantes nutrientes que juntos, se somam para potencializar a eliminação de toxinas, ativando o bom metabolismo por todo o organismo.
Quanto mais folhas verde-escuras forem acrescentadas com as frutas e outros alimentos funcionais, melhor será o resultado e mais antioxidantes estarão concentrados para trazer benefícios a sua saúde.
Benefícios do suco verde
As combinações de vegetais verde-escuros com frutas geram mais saciedade, reduzindo aquela necessidade de fazer um lanchinho fora de hora. O lado alcalino dos vegetais desperta o magnésio e o cálcio, que juntos com as propriedades das frutas aumentam a nutrição celular.
A lista de benefícios do suco verde é extensa, mas só para ter uma ideia. Dá só uma olhada no que você pode ter:
- Antioxidante;
- Detoxificante (Suco Detox);
- Termogênico;
- Energético e tonificante;
- E anti-inflamatório.
Tudo isso sem mencionar o que você consegue enriquecer:
- O sistema imunológico;
- Mais ajuda para tratar anemia;
- Ajuda no sistema cardiovascular;
- Ajuda no processo de emagrecer;
- Melhora o funcionamento intestinal;
- Processo de rejuvenescimento ligado a todo o vapor;
- E prevenção de doenças.
Receitas de suco verde
Se você estava aguardando para tomar nota sobre como fazer o suco verde, a hora é agora! Sempre é possível encontrar uma variedade de receitas. Você pode variar todos os dias ou procurar por uma que mais agrade ao seu paladar. Então vamos lá:
Suco verde de couve com limão
Ingredientes:
- Suco de ½ limão;
- 1 folha de couve;
- E 200 ml de água.
Preparo: Coloque o suco de limão juntamente com a folha de couve e vá acrescentando a água. Procure manter uma textura e cor uniforme.
Essa é a receita básica do suco verde. Mas você também pode acrescentar outras frutas. Confira a próxima receita:
Suco verde tradicional
Ingredientes:
- 2 laranjas;
- 3 folhas de couve;
- 1 pedacinho de gengibre;
- 1 litro de água.
Preparo: Descasque as laranjas e corte em pedaços, deixando o bagaço e retirando apenas as sementes. Coloque no liquidificador com a couve (e os talos também), o gengibre e a água. Bata tudo e coe se achar que é preciso.
Suco verde de abacaxi com pepino
Ingredientes:
- 1 fatia média de abacaxi;
- 2 folhas de couve;
- Um pedaço pequeno de pepino;
- Um pedacinho de gengibre;
- 200 ml de água de coco ou água natural mesmo.
Preparo: Esse é o mais simples! Basta bater tudo no liquidificador. Não precisar coar.
Suco de couve com maçã
Ingredientes:
- 2 maçãs;
- 2 folhas de couve;
- ½ limão;
- 200 ml de água.
Preparo: Pique as maçãs e retire as sementes. Depois bata tudo no liquidificador.
Suco verde desintoxicante com melancia
Ingredientes:
- 2 fatias grossas de melancia;
- 2 maçãs;
- 1 maço pequeno de salsinha;
- 2 talos de salsão com as folhas;
- 1 cenoura;
- 1 pepino;
- 2 folhas de couve;
- 2 laranjas;
- 3 talos de erva-doce.
Preparo: tire as sementes da laranja e da maçã. Depois bata todos os ingredientes no liquidificador e somente coe se achar necessário. Não desperdice as fibras!
Lembre-se que para fazer um suco verde, quanto mais opções de folhas verde-escuras, melhor a potencialização no organismo. Portanto, você pode variar a sua bebida mantendo a couve, mas modificando alguns ingredientes, como por exemplo, salsa, espinafre e hortelã. Aliás, pode acrescentar a hortelã em todas as suas receitas para melhorar o gostinho do suco verde.
O que não pode faltar no seu copo?
Folhas verdes! Ricas em mineral e magnésio ajudam no funcionamento de enzimas do organismo e para produzir energias. Possuem muito ferro, nutriente que carrega o oxigênio, regula o crescimento e a diferenciação celular.
Gengibre! Muitos não são fãs, mas saiba que há muitos nutrientes nessa raiz. É termogênico e acelera o metabolismo do corpo, favorecendo a queima daquelas gordurinhas. É bactericida, desitoxicante, melhora os sistemas digestivo, circulatório, respiratórios e potencializa a limpeza no fígado.
Maçã: contém muita pectina e ajuda na saciedade, além de equilibrar o colesterol. É ótimo para as bactérias boas do intestino.
Limão: rico em vitamina C, mantém o pH gástrico, é antioxidante, fortalece o sistema imunológico, bloqueia os radicais livres, atua na proteção contra o câncer e muitas outras doenças.
Quantidade ideal para se consumir
Todas as pessoas que buscam uma reeducação alimentar e melhorar o funcionamento do intestino e do organismo como um todo, podem ingerir o suco verde. Para não perder nenhum nutriente, procure não coar o suco.
Um copo de 300 ml da bebida é satisfatório para ser consumido diariamente. Em jejum, os efeitos se tornam mais ativos. Não tome o suco junto com as principais refeições, a acidez do estômago é alterada em contato com a alcalinidade.
Beba o suco verde, geralmente, após 10 minutos do preparo, assim você não deixa que ele venha oxidar e perder seus nutrientes.
O post Suco verde apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.