Quantcast
Channel: Seu Guia De Saúde
Viewing all 531 articles
Browse latest View live

Síndrome do Túnel do Carpo – O Que é? Causas, Sintomas, Tratamento

$
0
0

Pessoas que fazem muitas ações repetitivas durante os dias, em algum momento, sofreram com problemas e/ou doenças em seu nervo, apresentando sintomas incômodos, incluindo, quase sempre, bastante dor e formigamento. Entre esses problemas, um que é bastante comum de ocorrer é a síndrome do túnel do carpo.

Sendo uma síndrome que ocorre nas mãos, essa doença costuma ser bem comum entre adultos na casa dos 30 a 60 anos de vida.

Diante da mediante ocorrência da síndrome do túnel do carpo em muitas pessoas, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações bem importantes sobre ela, incluindo as principais causas, como se prevenir dela, como é feito o tratamento e quando a pessoa deve buscar orientação médica.

O que é a síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é um dano causado por uma compressão no nervo mediano localizado no punho, mais especificamente entre a mão e o antebraço, do qual leva o nome de Túnel do Carpo.

Essa doença costuma ocorrer, principalmente, em pessoas que fazem movimentos repetitivos na mão, como digitar no teclado diariamente.

Sindrome do Tunel do Carpo tratamento

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

Os sintomas que podem ser apresentados nas pessoas que estão sofrendo com a síndrome do túnel do carpo são:

  • Dor, principalmente durante a noite
  • Dormência
  • Formigamento
  • Perda da firmeza na mão
  • Choque
  • Perda da sensibilidade dos dedos
  • Dificuldade para movimentar os dedos
  • Queimação
  • Atrofia dos músculos
  • Sensação de ‘picadas’

Causas da síndrome do túnel do carpo

Sindrome do Tunel do Carpo causas

O principal fator que causa a síndrome do túnel do carpo é a LER, ou Lesão do Esforço Repetitivo. Essa condição ocorre, como já bem diz o nome, pela execução de muitos movimentos repetitivos no punho, que causam a compressão do nervo mediano.

Ainda existem fatores secundários que podem causar a síndrome, como fraturas, quedas, inflamações, diabetes, tumores e alterações hormonais.

Por fim, qualquer ação que cause alguma lesão ou irritação ao nervo no túnel do carpo pode levar até à ocorrência da síndrome.

Fatores de risco

As pessoas mais propensas a adquirirem a síndrome do túnel do carpo durante a vida são:

  • Já ter sofrido alguma fratura no punho
  • Possuir túnel de carpo pequeno
  • Ser do sexo feminino
  • Possuir diabetes, artrite, obesidade, lúpus, insuficiência renal e/ou algum distúrbio da tireoide
  • Estar grávida ou na menopausa
  • Precisar fazer movimentos repetitivos da mão no trabalho, principalmente digitando no computador ou tocando algum instrumento musical
  • Possuir histórico familiar com a síndrome do túnel do carpo
  • Utilização de certos medicamentos, principalmente os utilizados durante o câncer de mama

Diagnóstico

Para encontrar ajuda médica, a pessoa pode buscar os seguintes especialistas: clínico geral, reumatologista e ortopedista.

Para dar início ao diagnóstico, o médico irá fazer uma bateria de perguntas para o paciente sobre os sintomas que ele está sentido, histórico familiar com a doença e quais as ações que ele anda fazendo nos últimos dias.

Após isso, o especialista irá solicitar um exame físico nas mãos e braços, conseguindo analisar melhor os sintomas apresentados.

Por fim, ele ainda pode solicitar outros exames complementares, como exame de sangue, principalmente para quem possui alguma outra doença, raios-x, eletromiografia e teste da velocidade da condução nervosa.

Quando buscar ajuda médica

A principal recomendação para buscar ajuda médica é quando os sintomas persistem por muitos dias. Quando mais cedo a pessoa buscar ajuda, menos a chances de ocorrer problemas futuros e mais eficiente será o tratamento.

Tratamentos para a síndrome do túnel do carpo

Nos casos mais comuns e de fáceis tratamentos da síndrome do túnel do carpo, o médico irá imobilizar a mão e pulso com uma tala e indicar a utilização de algum anti-inflamatório, como o Alginac, ou a aplicação de uma injeção com corticosteroides para aliviar os sintomas. Dependendo do caso, a fisioterapia também pode ser necessária.

Quando a síndrome do túnel do carpo é um pouco mais grave, será necessária uma cirurgia para liberar o túnel do carpo, cortando o ligamento que sofreu a compressão. Uma fisioterapia pós-operação também será preciso.

O paciente que busca um tratamento um pouco mais específico, pode encontrar a acupuntura como uma opção para relaxar o pulso e aliviar as dores.

Vale ressaltar que, em alguns casos, não é necessário um tratamento específico, somente o descanso e relaxamento do pulso durante algumas semanas ou meses.

Prognóstico (convivendo)

Após o tratamento, a pessoa poderá fazer algumas atitudes e medidas para aliviar os principais sintomas e ajudar na recuperação. São elas:

  • Evitar utilizar a mão em atividades repetitivas que as forcem
  • Fazer movimentos circulatórios com os pulsos e esticar os dedos
  • Utilizar a tala sempre que possível, principalmente a noite
  • Não dormir sobre o punho e mão que está sofrendo com a síndrome

Sindrome do Tunel do Carpo

Possíveis complicações

Quase todos os tratamentos, quando ocorrem de maneira correta, costumam ser bem efetivos e não trazer complicações para o paciente. Porém, quando ela não é tratada ou a pessoa demora muito para dar início ao tratamento, o nervo pode ser prejudicado, causando diversos sintomas e fazendo a persistência dos que já estavam ocorrendo.

Prevenção

A pessoa que quer evitar de sofrer com a síndrome do túnel do carpo pode tomar algumas medidas bem eficientes. São elas:

  • Não faça movimentos muitos repetitivos com os punhos e mãos
  • Utilizar apoios e equipamentos ergonômicos
  • Quando estiver utilizando teclados é recomendar fazer pausas
  • Passar periodicamente pelo médico especialista
  • Manter uma postura reta e correta, principalmente quando utilizar o computador

Pergunta dos leitores

Fisioterapia ajuda na síndrome do túnel do carpo?

Sim, muitas vezes o médico especialista poderá indicar a fisioterapia para o tratamento da síndrome do túnel do carpo.

Quanto custa a cirurgia da síndrome do túnel do carpo?

O preço final para a cirurgia da síndrome valerá diante de uma avaliação médica, alterando o valor de pessoa para pessoa.

Quem tem síndrome do túnel do carpo tem direito a aposentadoria?

Sim, será possível a solicitação da aposentadoria, caso a pessoa consiga provar a invalidez por conta da síndrome do túnel do carpo.

Existe algum tratamento caseiro para a síndrome do túnel do carpo?

Existem diversos tipos de medicamentos caseiros que podem auxiliar no tratamento da síndrome do túnel do carpo.

O primeiro é comer uma colher de azeite de semente de linhaça diariamente durante um mês. A ingestão de alimentos com vitamina B6 também é bem inciado.

A aplicação de gelo ou compressas com água gelada ajuda a aliviar os sintomas e diminuir a inflamação.

Por fim, tinta de arnica também ajuda no tratamento da inflamação.

O post Síndrome do Túnel do Carpo – O Que é? Causas, Sintomas, Tratamento apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.


Conjuntivite Viral – Sintomas, Causas, Tratamento Caseiro, Prevenção!

$
0
0

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não dispõe do número oficial de casos de conjuntivite viral, porque a sua notificação não é obrigatória, mesmo assim é bom ficar atento.

A inflamação ocorre com maior frequência no verão, porque lagos, piscinas e agua do mar, são ótimos transmissores, mas também já foram verificados casos em outros períodos do ano.

A conjuntivite tem uma média de duração de até 15 dias e os tipos são: alérgica, bacteriana e viral. Sendo que a conjuntivite viral é considerada mais fácil de transmitir e a mais agressiva.

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber!

O que é Conjuntivite viral?

A conjuntivite viral é uma infecção da conjuntiva, que é a parte branca do globo ocular e seu principal causador é o vírus chamado “adenovírus”, que é altamente contagioso.

Outros vírus também podem ser responsáveis pela conjuntivite viral como: HIV, HSV (da herpes) e também VZV (varicela).

Seus principais sintomas são olho vermelho e coceira e normalmente estes sintomas surgem em 48 horas depois da instalação do vírus. O quadro se inicia em um olho e em 2 dias mais ou menos o outro olho já está infectado.

A conjuntivite viral se cura sozinha em mais ou menos entre sete a dez dias, sem necessidade de tratamento, mas o médico pode lhe ajudar prescrevendo um colírio para aliviar o desconforto.

conjuntivite viral tratamento

Sintomas da Conjuntivite viral

O sintoma característico da conjuntivite viral é a secreção nos olhos que pode ter cor amarelada ou branca. Esta secreção muitas vezes vai ocasionar uma dificuldade de abrir os olhos logo ao acordar e as pálpebras ficam literalmente “grudadas”.

Outros sintomas também podem caracterizar uma conjuntivite viral, são eles:

  • Sensação que tem areia nos olhos
  • Secreção nasal
  • Coceira e ardência nos olhos
  • Visão fosca
  • Vermelhidão nos olhos
  • Fotofobia (muita sensibilidade a luz)
  • Pálpebras inchadas

Em alguns casos onde a doença chega em um estágio muito intenso, pode se formar uma membrana inflamatória na parte interna da pálpebra, que só poderá ser removida por um especialista.

Transmissão da Conjuntivite viral

conjuntivite viral

A conjuntivite viral é transmitida somente em contato com a secreção e, ao contrário do que muitos pensam, ela não é transmitida pelo ar, sendo que algumas formas de transmissão são:

  • Usar lençóis ou toalhas de banho e rosto da pessoa infectada.
  • Deitar-se (mesmo que breve) no travesseiro da pessoa infectada
  • Usar os acessórios e a maquiagem da pessoa infectada.
  • Compartilhar lentes de contato ou óculo da pessoa infectada.
  • Abraçando ou beijando a pessoa infectada.

Grupos de risco

Toda pessoa está sujeita a adquirir o vírus da conjuntivite ao longo da sua vida. Alguns grupos, porém, são mais vulneráveis devido as suas condições previas de saúde, por exemplo:

  • Diabéticos, pois seu sistema imunológico é baixo.
  • Pessoas alérgicas.
  • Idosos e recém-nascidos, pois apresentam maior sensibilidade nos olhos, ao frio, fumaça, calor, luz e germes patogênicos.
  • Pessoas que fazem uso de corticoide, porque enfraquece o sistema imunológico.
  • Pessoas com doenças respiratórias.

Diagnóstico

Através dos sintomas é bem simples diagnosticar uma conjuntivite viral, mas o ideal é consultar um especialista, neste caso um oftalmologista, relatar todos os sintomas para obter certeza do diagnóstico que normalmente é feito através de um exame clínico mesmo.

Tratamento da Conjuntivite viral

Geralmente não é recomendado nenhum tratamento pois a conjuntivite viral se recupera sozinha em uma ou duas semanas. Porém, como os sintomas trazem muito desconforto, são necessárias algumas providências para que se tenha um pouco de alivio na fase crítica.

Apesar de ser simples, a conjuntivite deve ter um acompanhamento médico pois existe mais de um tipo de conjuntivite e a prescrição pode ser diferente para cada uma delas.

Medicamentos

Primeiramente, nunca se auto medique pois toda doença pode ter suas complicações e todo medicamento tem efeitos colaterais. Somente o médico poderá lhe orientar de maneira correta sobre as dosagens, duração do tratamento etc.

Através do exame físico e seus sintomas o profissional poderá prescrever a medicação mais adequada e a lista de medicamentos abaixo tem como finalidade informar, jamais substituir a orientação médica, veja:

  • Esteróides:  para uso tópico.
  • Lagrimas artificiais: usar de 4 a 8 vezes ao dia.
  • Anti-histaminico: uso tópico,4 vezes por dia. Indicado para prurido intenso.
  • Aciclovir: uso oral. Indicado para infecção causada pelo vírus VZV
  • Agentes antivirais: uso tópico. Indicado para infecção causado pelo vírus HSV

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir é buscando informação e algumas medidas preventivas podem diminuir o risco de adquirir a conjuntivite viral. No entanto, não existe uma garantia que você não vai se contaminar, mas as chances caem consideravelmente se, por exemplo:

Se você sabe que a pessoa está infectada

conjuntivite viral sintomas

  • Não compartilhe nada que seja de uso dela: toalha, óculos, maquiagem, travesseiro etc.
  • Evite contato pois a transmissão se dá pelo contato com a secreção do olho.

Se você deseja se prevenir de maneira geral

  • Mantenha as mãos sempre limpas e use álcool ou uma solução (sabonete) desinfetante.
  • Use óculos de natação ao frequentar piscinas, assim você evita contato direto com o cloro evitando que seu olhos fique mais sensível e suscetível.
  • Nos períodos de maior ocorrência da infecção (verão) mantenha seus olhos sempre lubrificados

Além disto compartilhe (divulgue esta informação) para que as pessoas informem quando estão com a doença. Apenas a informação já evitaria vários casos de contaminação.

Conjuntivite viral fotos

 

Pergunta dos leitores

Qual a diferença da Conjuntivite viral com a bacteriana?

Os dois tipos de conjuntivite são viral e bacteriana e as duas se assemelham, porém algumas características podem diferencia-las, tais como:

  • Características da Conjuntivite viral: é uma doença mais comum no Brasil e não tem um tratamento especifico, além de ser bastante contagiosa e mais frequente no verão. Seus sintomas trazem muito desconforto e secreção esbranquiçada em pouca quantidade.
  • Características da Conjuntivite bacteriana: tem como principal característica a secreção amarelada e abundante e normalmente demanda um tratamento com uso de colírio e antibiótico.

Quanto tempo dura a Conjuntivite viral?

A duração da conjuntivite viral é de, em média, 7 dias pois o tempo que o organismo necessita para vencer o vírus, no entanto, pessoas que tem o sistema imunológico mais forte podem se recuperar em até 5 dias. No caso de pessoas com sistema imunológico mais baixo, como no caso das crianças e idosos a recuperação pode levar até 12 dias.

Existe algum tratamento caseiro para Conjuntivite viral?

Existem algumas opções caseiras para aliviar os sintomas da conjuntivite viral, tais como:

  • Chá de camomila: aplicar compressa (fria) sobre os olhos para aliviar a irritação e a coceira.
  • Chá de Chicória: aplicar compressa (fria) sobre os olhos.
  • Maça: pode ralar e colocar o emplastro sobre os olhos ou fazer compressa com o suco e aplicar nos olhos.

Conjuntivite viral da quantos dias de atestado?

A duração do atestado para funcionários com conjuntivite pode variar de acordo com cada caso. No entanto, como a doença dura em média 7 dias, esse é o tempo considerado usual para evitar o contágio dos demais. Entretanto, dependendo do caso o tempo pode variar entre 3 a 12 dias.

Conjuntivite viral pega?

Sim, a conjuntivite viral é imensamente contagiosa e seu principal sinal é a abundante secreção que sai dos olhos por onde se dá o contagio.

Conjuntivite viral pode ocorrer em bebê?

Sim, a conjuntivite viral pode ocorre em bebês e é preciso tomar muito cuidado. O bebe pode, tanto quanto um adulto, ou até com mais facilidade por causa da sua imunidade em formação, ser contaminado pelo vírus. Se você suspeitar do diagnóstico procure imediatamente um médico especialista, pois a infecção pode progredir chegando até uma cegueira.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a conjuntivite viral, como ela acontece, as formas de transmissão e como se prevenir.

O post Conjuntivite Viral – Sintomas, Causas, Tratamento Caseiro, Prevenção! apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Sindactilia – O Que é? Causas, Sintomas, Tipos, Tratamento, Cirurgia!

$
0
0

Malformações são casos excepcionais que podem ser apresentados no corpo humano, podendo acontecer, antes mesmo, de ocorrer o nascimento da pessoa. Entre essas alterações humanas, uma que é extremamente rara e muitos podem nem ao menos ter ouvido falar sobre é a Sindactilia.

Essa incomum e singular malformação altera, principalmente, a aparência das mãos e/ou pés, podendo modificar, somente, a pele da pessoa ou, em casos mais complexos e graves, modificando da formação óssea dos membros.

Com essas diversas informações em volta dessa deformidade, hoje, nesse artigo, estaremos abordando detalhes, incluindo principais causas, sintomas, como se convive com ela, quais as melhores opções de cirurgia e tipos.

Sindactilia cirurgia

O que é Sindactilia?

Sindactilia é o nome dado para uma malformação embriológica muito rara que acontece nos dedos, tanto os do pé, como os da mão, quando dois, ou mais, se juntam, parecendo fundidos em um só. Ela já está presente durante o desenvolvimento do feto dentro da mãe.

A deformidade pode ocorrer tanto em um, como nos dois pés ou mãos.

Causas da Sindactilia

Não existe uma causa certa para o acontecimento da Sindactilia, principalmente por ser muito rara sua ocorrência. Porém, alguns estudos indicam que ela pode ser genética, sendo herdada diretamente dos pais ou ser uma mutação genética nova, que não se sabe a real motivo do acontecimento da mesma.

Por fim, ela pode vir subsequente de outras anomalias e síndromes, como: Síndrome de Apert, de de Carpenter, de Cornelia de Lange, de Pfeiffer e Smith-Lemli-Opitz. Porém, não se sabe da ligação dessas doenças com a malformação em questão.

Tipos

Os dois tipos mais comuns de correrem são:

  • Cutânea: quando a fusão dos dedos ocorre na parte mole, no caso unindo a pele.
  • Sinostose: nesse caso, a fusão que ocorre é óssea, unindo o osso dos dedos. Essa situação é bem mais complexa de ser tratada.

Fatores de risco

Uma associação que ocorre, da qual foi descoberta diante de alguns estudos, é que a mãe que utiliza alguns tipos de medicamentos, principalmente os que possuem hidantoína em sua formulação, durante a gravidez pode aumentar as chances do filho nascer com a malformação. Outra agregação de risco é que homens tem mais chances de sofrer com Sindactilia do que as mulheres, mesmo que ambos os sexos estejam propensos.

Quando buscar ajuda médica

Qualquer caso de Sindactilia deve ser levado para o auxílio médico com urgência. Como a alteração pode ser facilmente observada ao olho nu, quando a mãe vê essa alteração nos dedos do seu filho, deve levar para observação médica.

Essa urgência é necessária, pois ela pode causar sérios problemas futuros na pessoa que a possuí.

Tratamento da Sindactilia

O tratamento mais efetivo e indicado para ser feito, principalmente nas crianças, é a cirurgia. Que irá separar os dedos fundidos.

Sindactilia Fotos

Sindactilia tratamento

sindactilia

Pergunta dos leitores

Sindactilia pode ocorrer no pé?

Sim, tanto os dedos do pé, como os dedos da mão estão propensos a sofrerem com Sindactilia.

Quando deve fazer a cirurgia de Sindactilia?

É recomendado fazer o ato cirúrgico mais rápido possível, quando a criança ainda é recém-nascida. Para evitar possíveis problemas no futuro.

Qual o preço da cirurgia de Sindactilia?

A variação de preço da cirurgia é de R$200, para a mais simples. Até R$476, em situações mais específicas e complexas.

Sindactilia é puramente genética?

Não, pois não se sabe exatamente as reais causas da ocorrência da anomalia. Porém, muitos indicam que ela também pode ser resultado de um fator genético.

O post Sindactilia – O Que é? Causas, Sintomas, Tipos, Tratamento, Cirurgia! apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Lavagem Estomacal – Para Que Serve? Como Fazer? É Dolorido?

$
0
0

O estômago é um dos órgãos humanos que está mais propenso a possuir toxicidades, já que tudo que uma pessoa come, normalmente, passa por ele.  Em algum momento, essas impurezas irão causar problemas, muitas vezes bem graves, no organismo. Ao fim, a pessoa irá precisar passar por um tratamento médico chamado lavagem estomacal.

Esse procedimento, que é bem incomodo e pode ser feito de forma caseira, dependendo do problema, é necessário em diversos tipos de casos, sendo efetivo, até mesmo, para salvar a vida de uma pessoa.

Com essa importância que a lavagem estomacal possui, hoje, nesse artigo, estaremos detalhando as principais informações em torno desse tratamento, incluindo como ele é feito, se existem contraindicações e como é possível fazê-lo de forma caseira.

Para que serve a lavagem Estomacal

Lavagem Estomacal é um procedimento médico, mas que pode ser feito de forma caseira, com a função de lavagem do estomago.

Os principais motivos para que ela seja necessária são:

Lavagem Estomacal como fazer

  • Limpar o corpo de impurezas
  • Intoxicação
  • Sofrer de gastrite
  • Excesso de muco
  • Lavagem
  • Tratamento do esôfago
  • Perda de peso
  • Preparar o estômago para alguma cirurgia

Como é feito a lavagem Estomacal

Para ser realizada a lavagem estomacal é necessário uma sonda orogástrica, que é introduzida de forma oral no paciente e estendida até o estômago, passando pela faringe e esófago. Porém, em certos casos, principalmente quando existe um risco maior da realização do procedimento, é necessário fazer a uma intubação e a colocação da sonda, que agora será a nasogástrica, será feita pela fossa nasal.

Quando a sonda já alcançou o estômago, é necessário enchê-lo de líquido para fazer a lavagem. Por fim, quando o órgão já está cheio, será feio o esvaziamento, utilizando um equipamento específico.

O processo só será dado por completo quando parar de ser eliminado restos de comidas, mesmo que a lavagem seja repetida, podendo acontecer até 8 vezes, no máximo.

Contraindicações

Algumas pessoas estão contraindicadas de fazer o procedimento de lavagem estomacal. São elas:

  • Que possuem escala de coma de Glasgow menor que 8
  • Que tenha ingerido materiais sólidos que contenham pontas, pacotes de drogas, cáusticos, corrosivos ou hidrocarbonetos com alta volatilidade
  • Possuem varizes no esôfago
  • Tenha costuma de vomitar sangue
  • Passado por alguma cirurgia na via gastrintestinal
  • Possuí algum tipo de acidente vascular cerebral

Possíveis complicações

Claro, como todo o procedimento no organismo humano, possíveis complicações podem ocorrer durante o acontecimento. As situações que podem acontecer são:

  • Intubação endotraqueal
  • Lesões nas vias respiratórias
  • Laringoespasmo
  • Alguns tipos de infecções no pulmão
  • Lesões, principalmente perfuração ou sangramento, estomacais ou no esôfago
  • Náuseas
  • Vômito com presença de sangue
  • Síndrome de Mallory-Weiss

Lavagem Estomacal agua morna

Lavagem gástrica caseira

Como citado no começo desse artigo, é possível fazer a lavagem estomacal de forma caseira, utilizando alimentos ou remédios específicos e efetivos.

O primeiro método bem efetivo é tomar um copo de água levemente morna. Ao utilizar esse medicamento natural em jejum, as toxinas do estômago serão eliminadas rapidamente.

Caso queira um gosto um pouco mais interessante, e uma efetividade maior, é possível misturar limão junto com a água morna.

A infusão, ou colocação de plantas diretamente na água fervendo, de folhas de orégano também é uma opção bem simples e interessante de fazer a lavagem estomacal.

Lavagem Estomacal Vídeo

 

Pergunta dos leitores

Lavagem Estomacal doí?

Normalmente, não doí fazer a operação de lavagem estomacal no hospital, porém costuma ser bem incomodo e causar um sentimento de estranhez e desconforto grande.

Lavagem Estomacal demora?

Não é possível cravar ao certo quanto tempo irá demorar o procedimento, pois poderá ser necessário mais do que uma limpeza. Porém, normalmente, a variação do tempo de sessão é de 30 min a 1 hora.

O post Lavagem Estomacal – Para Que Serve? Como Fazer? É Dolorido? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Pílula do Dia Seguinte – Como Funciona? Quais Seus Riscos? – Bula

$
0
0

A gravidez pode ser algo bastante indesejada e inesperada para um casal que não quer, pelo menos no momento, ter um filho. Diante disso, ocorreu uma grande crescente pela procura de métodos concepcionais efetivos nos últimos anos, com destaque para a pílula do dia seguinte, que está entre as mais buscadas.

Uma coisa que muitos casais não sabem é que esses métodos não são 100% efetivos, podendo, mesmo assim, causar uma gravidez indesejada, dependendo da situação que eles falhem.

Diante dessa importância da pílula do dia seguinte, hoje, nesse artigo, estaremos abordando todos os detalhes sobre ela, incluindo como é seu funcionamento, a divisão das doses, quais os componentes na sua fórmula e se existem contraindicações.

Para que serve a Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um dos meios contraceptivos de emergência disponíveis para as mulheres, servindo quando o casal tem relações sexuais sem utilização do preservativo e estão preocupados com a possibilidade de uma futura gravidez, conseguindo impedir da mesma ocorrer.

É essencial frisar que essa pílula não deve ser escolhida como um método para ser utilizado sempre, somente em casos de emergência e muita necessidade.

Pílula do Dia Seguinte Como Funciona

Como funciona a Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte comercializada no Brasil, por possuir uma grande quantidade de hormônios, age no organismo impossibilitante a ocorrência da ovulação e/ou impedindo que o espermatozoide fertilize o óvulo.

Para ter um resultado efetivo, a pílula do dia seguinte faz mudanças na menstruação da mulher.

Se o óvulo já tenha iniciado a fecundação e feito a implantação para dar início à gravidez, ela continuará e a pílula não terá efeito algum, pois não possuí efeitos abortivos.

Como tomar a Pílula do dia seguinte

Como falado anteriormente, a pílula do dia seguinte deve ser utilizada em casos de emergência, nunca sendo a primeira opção contraceptiva.

As pessoas que devem utiliza-la são:

  • Teve alguma relação sexual sem preservativo
  • Não ter tomada pílula contraceptiva regular
  • Ter sofrido algum abuso sexual
  • Deslocamento do diafragma vaginal

Para utilizar o medicamento, ter a efetividade necessária, deve-se tomar em até 72 horas depois da ocorrência do ato sexual sem ou com algum problema no método contraceptivo, sendo que o ideal é tomá-la no dia seguinte da ocorrência do sexo para as chances de eficiência ser maior.

A mulher deverá tomar 1 a 2 comprimidos, dependendo de quantos vir na caixa, em uma dose única.

Logo após tomar a pílula, a mulher terá sua menstruação iniciado entre 1 a 3 semanas, podendo vir com uma quantidade e coloração diferentes das ‘normais’.

Os seguintes sintomas também podem ser apresentados pós-pílula:

  • Dores nos peitos
  • Diarreia
  • Sangramento vaginal
  • Alteração nas datas de início da menstruação nos primeiros meses

Composição

A composição de quase todos os tipos de pílula do dia seguinte possui como princípio ativo a substância Levonorgestrel, que é um hormônio que ajuda a dificultar a ocorrência da gravidez.

Contraindicação

As seguintes pacientes são contraindicadas de fazer o uso da pílula do dia seguinte:

  • Pacientes com histórico de trombose, enxaquecas e/ou doenças cardiovasculares e hepáticas
  • Pacientes que sofreram algum tipo de problema ao utilizar alguma pílula anticoncepcional
  • Mulheres que estejam amamentando
  • Que possuem obesidade mórbida

Prós e contras da Pílula do dia seguinte

Como todo o medicamento, a pílula do dia seguinte possui prós e contras para sua utilização.

Os principais benefícios do medicamento são:

  • É um dos métodos de emergência mais eficazes para evitar uma gravidez indesejada
  • Barata
  • Não é necessária prescrição do médico para compra-la
  • É fácil de encontrar sendo comercializada

Os principais prejuízos do medicamento são:

  • A pílula do dia seguinte possui níveis muito altos de hormônios, podendo trazer danos para a saúde
  • Desregula o ciclo menstrual e hormonal feminino
  • Pode aumentar o risco de ocorrer algum câncer ou doença pulmonar
  • Possui efeitos colaterais bem incômodos

Superdosagem

Pílula do dia seguinte bula

Não se pode tomar muitas vezes seguidas a pílula do dia seguinte, sendo que só é recomendado tomá-la 3 vezes no ano, e não podendo ser duas vezes no mesmo ano.

Quando ultrapassa esse limite, diversos problemas hormonais podem ser apresentados, além dos efeitos colaterais normais causados pela pílula.

Caso ocorra essa superdosagem, é bastante recomendado mulher buscar orientação de um médico para checar se está tudo correto.

Interação da Pílula do dia seguinte com outros remédios

Os tipos de medicamentos que devem ser evitados, por interagir com a pílula do dia seguinte, são: anticonvulsivos, grande parte dos remédios naturais, antibióticos, antifúngicos e antivirais, erva de São João e que contenham levonorgestrel em sua formulação.

Armazenamento

É necessário guardar em um local longe da luz, do calor e da umidade.

Armazene em um lugar que as crianças não consigam alcançar.

Pílula do dia seguinte Preço

A pílula pode ser comercializada com diversos nomes, com nenhum sendo necessária a presença da receita médica para sua aquisição.

Os nomes comerciais mais comuns são:  Diad, Pilem, Neodia, Hora H, Previdez, Pozato e outros.

O preço médico varia de R$ 10 a R$20, mudando de caixas contendo 1 a 2 comprimidos.

Pergunta dos leitores

Pílula do dia seguinte é abortiva?

Não, se o óvulo já tenha iniciado a implantação para gravidez a pílula não causar o aborto.

Tomar Pílula do dia seguinte e não menstruar no outro dia é normal?

Sim, normalmente a menstruação ocorre em um prazo de 1 a 3 semanas. Após a ingestão da pílula do dia seguinte.

Pílula do dia seguinte pode falhar?

Sim, ela possui 95% de efetividade quanto tomada no dia seguinte do ato sexual sem o preservativo. Quando a pílula do dia seguinte é utilizada a 2 ou 3 dias depois, o medicamento terá ainda mais possibilidades de falhar.

O post Pílula do Dia Seguinte – Como Funciona? Quais Seus Riscos? – Bula apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Exantema (Súbito e Viral) – O Que é? Tratamento, Causas, Prevenção!

$
0
0

Reações cutâneas estão entre os problemas mais comuns de serem apresentados durante a vida das pessoas, principalmente nas crianças. Existem diversos tipos dessas erupções, com os sintomas mais diversos, porém um que tem grande destaque, por ser um tanto comum, é a exantema.

Essa reação é bem simples de ser tratada, sendo apresentada em crianças e com alguns sintomas um pouco incômodos, principalmente na parte estética.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações importantes e essenciais sobre esta virose, incluindo os principais sintomas, quais os tipos, como ocorre a transmissão e qual o tratamento mais indicado.

O que é Exantema?

Exantema é uma virose do tipo benigna que possui poucas complicações sérias para o ser humano. Os vírus que fazem a transmissão são os herpesvírus humano 6, herpesvírus humano 7 ou alguns tipos de enterovírus e adenovírus.

A infecção, como já foi falada anteriormente, é típica em crianças, principalmente bebês, sendo extremamente rara para acontecer em adultos.

Exantema fotos

Sintomas da Exantema

Em certos casos, os sintomas não são bem mesmo apresentados na pessoa. Porém, os que podem acontecer são:

  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dor de cabeça, garganta e/ou ouvido
  • Febre alta
  • Perda da fome
  • Diarreia
  • Entupimento do nariz

Tipos da Exantema

A virose é dividida em alguns tipos, que variam conforme os sintomas que apresentam e os locais que aparecem. Os principais são:

  • Exantema maculopapular: o tipo mais comum de ocorrer da infecção. Pode ocorrer por conta de doenças como sarampo, escarlatina, rubéola e alergias. Normalmente, nesse tipo, as manchas são vermelhas ou rosas, pequenas e espalhadas pelo corpo todo.
  • Exantema papulovesicular: costuma apresentar uma estética um pouco horrenda no corpo, com as manchas avermelhadas tendo presença de vesículas, crostas e pápulas. Pode ocorrer por resultado de doenças como herpes simples, zoster, varicela e varíola.
  • Exantemas petequiais: também chamada de purpúricos, é um tipo de alteração vascular e pode ocorrer, até mesmo, coagulação. Pode estar diretamente associada a doenças como meningococcemia, febre maculosa e dengue.
  •  Exantema súbito: apresentando febre durante um período e, logo após ela ir embora, se da início as manchas avermelhadas, que duram de 3 a 4 dias.

Transmissão

Normalmente, na maioria dos tipos e casos, a virose é transmitida diretamente de pessoa para pessoa por conta de secreções, principalmente as criadas pela saliva.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo médico. Ele só poderá ocorrer após o surgimento das manchas vermelhas pelo corpo, pois os outros sintomas, principalmente a febre por um pequeno período, são bem parecidos com de outras viroses e infecções, podendo confundir o especialista.

Tratamento da Exantema

Dependerá muito do tipo que a pessoa está sofrendo. A do tipo súbito, por exemplo, não precisa de um tratamento específico, apenas o escanço e hidratação constante.

Alguns outros, como as doenças Sarampo e Rubéola, é necessária vacinação para evitar que a virose ocorra na pessoa. Quando a criança é detectada com essas doenças, o tratamento ocorre de forma sintomática.

Fotos da Exantema

Exantema fotos Exantema fotos 2 Exantema o que é Exantema tratamento

Pergunta dos leitores

Exantema é um dos sintomas da Zika ou da Dengue?

Sim, o surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo pode estar presentes nos sintomas apresentados pela Zika e Dengue.

Exantema coça?

Dependerá muito do tipo de exantema que foi apresentado. Porém, na maioria dos casos, as manchas não apresentam coceira na pessoa.

O post Exantema (Súbito e Viral) – O Que é? Tratamento, Causas, Prevenção! apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Chá de Boldo – Quais Seus Benefícios e Malefícios? Emagrece? Aborta?

$
0
0

Certamente você já ouviu falar no chá de boldo que é um dos chás mais conhecidos e usado pelos brasileiros.

Seu nome cientifico é Peumus Boldus Molin e é um excelente remédio caseiro que combate principalmente distúrbios digestivos, desde os mais comuns como inchaço, gases, aos mais complicados e difíceis como por exemplo a hepatite.

É utilizado principalmente depois que se comete alguns exageros na ingestão de álcool ou na refeição quando abusamos dos alimentos com muita gordura. O chá de boldo possui uma substância que se chama lactona que ajuda no processo digestivo, eliminando o excesso de gordura que foi ingerida.

Como Fazer o Chá de Boldo

O chá de boldo pode ser encontrado em sachê nos supermercados ou em folhas in natura nas casas especializadas.

A proporção do preparo é de 20 gramas de erva (folhas) para 1 litro de água, lembrando que se for ingerido em excesso pode prejudicar a saúde.

É muito simples de preparar e para isso basta ferver água em uma caneca ou xícara. Depois, despeje uma colher de chá das folhas na xícara com agua fervendo. Abafe com uma tampa e deixe por mais ou menos 5 minutos e está pronto para o consumo.

O uso indicado é de 2 xicaras do chá por dia.

Chá de Boldo benefícios

Benefícios e malefícios do Chá de Boldo

Os benefícios do chá de boldo são muitos. Vamos relacionar os principais:

  • Alivio da azia.
  • Auxilia na digestão.
  • Auxilia no tratamento da gastrite.
  • Diminui os gases.
  • Calmante.
  • Antifúngico, antibacteriano, antioxidante.
  • Melhora o desempenho do fígado.
  • Diminui os efeitos de bebidas alcoólica.
  • Alivia problemas de vomito, suor frio e mal-estar.
  • Recompõe a flora intestinal.
  • Diurético.
  • Combate infecção biliar.

Os malefícios ocorrerão se você não respeitar as contraindicações e as precauções, como por exemplo: uso abusivo tanto no preparo (muito forte), como no tratamento prolongado (mais de 4 semanas), por gestantes, crianças, etc.

Tipos de Boldo

Chá de Boldo planta

Boldo do Chile. Nome cientifico: Peumus Boldus – Peumus Fragrans – Boldea Fragrans.

O boldo do chile é o verdadeiro. O legitimo de naturalidade chilena, mas pode também ser encontrado nos Andes Argentinos. Sua arvore pode alcançar até quinze metros de altura. Suas folhas são verdes escuras e brilhantes.

Boldo da Terra. Nome cientifico: Plectranthus Barbatus

Este tipo tem origem africana, mas é bastante comum no Brasil. Atinge no máximo dois metros de altura. Suas folhas são verdes claro com uma textura aveludada.

Boldo Miúdo. Nome cientifico: Plectranthus Ornatus

Também originário da África. Suas folhas são miúdas (daí provem o seu nome popular) e aveludadas. Sua planta alcança no máximo 40 cm de altura.

Contraindicações

Mesmo sendo um remédio natural o chá de boldo deve ser usado com controle, pois existem restrições de uso.

Qualquer medicamento, sendo ele natural ou não, sempre existe a possibilidade de uma reação negativa do organismo.

No caso do chá de boldo é contraindicado pra crianças com menos de 6 anos de idade, durante a gravides (os nove meses), mulheres que estejam amamentando.

Pessoas com distúrbios graves de fígado ou vesícula não devem consumir o chá sem antes passar por uma avaliação médica.

O uso em excesso pode ser prejudicial e pode haver vários efeitos colaterais como diarreia, vomito, irritação renal e até mesmo crises de convulsão.

Precauções

Antes de qualquer tratamento mesmo com chá, é bom verificar suas precauções.

  • Não tomar em caso de gravidez, tem efeito abortivo e pode provocar hemorragia.
  • Não utilize o chá para forçar a vir a sua menstruação se estiver atrasada pois no caso de gravidez pode provocar um aborto e seria complicações de saúde.
  • Não tome o chá de boldo nem muito forte nem em excesso (no máximo 3 xicaras por dia) pois pode ocorrer vomito e diarreia.
  • Crianças não devem consumir o chá de boldo.
  • Pessoas com distúrbios renais não devem consumir o chá.
  • Pessoas que fazem uso de medicamento anticoagulante também não devem consumir o chá de boldo.
  • Não deve ser consumido por mais de 4 semanas.

Receita do Chá de Boldo

Para o preparo você vai precisar de 1 xicara de água fervendo, 1 colher de chá de folha picada. Depois, basta despejar a colher de folhas na xícara de água fervente tampar e deixar descansar por mais ou menos 10 min. Por fim, coe e está pronto para o consumo.

Dicas:

  • Nunca ferva a folha, o gosto vai ficar muito amargo e difícil de ingerir.
  • De preferência tome amargo, mas se você não conseguir, opte pelo mel para adoçar.
  • Ao fazer o chá observe se o gosto ficou forte, diminua a quantidade de folhas na próxima vez. Os preparados com folhas frescas ficam mais fortes do que os feitos de sachê, por exemplo.
  • Não tome muito forte.

Chá de Boldo aborta

Como plantar Boldo

O plantio do boldo é relativamente simples e, apesar de não gostar muito do frio, se adapta fácil ao clima de todo Brasil. Não necessita de grandes cuidados nem podar constantemente. O ideal é que a planta fique em local que pegue sol em algum período do dia.

Como plantar boldo no vaso:

O boldo também pode ser plantado em vaso, mas o vaso tem que ter pelo menos 30 cm de altura, pois a planta cresce bastante. Também é necessário uma boa quantidade de terra para suportar o tamanho da planta. Você pode comprar uma muda (é mais garantido) ou a semente.

Cave um buraco de mais ou menos 15 cm de profundidade, coloque a muda e cubra bem com a terra. Se as folhinhas da muda caírem não se preocupe, só observe se os galhos continuam verdes, então é porque vai “pegar”.

Não é necessário regar diariamente, a não ser que você esteja em áreas muito quentes. Procure observar a terra para que não fique muito seca, o ideal é que esteja úmida, ou seja, nem muito seca nem encharcada.

Para fazer o chá, arranque as folhas maiores e use ainda frescas.

Como plantar boldo no quintal:

É o mesmo procedimento do vaso, mas procure observar se a terra não é muito arenosa. Talvez você tenha que cercar a planta para que não seja atacada por bichos. É uma planta que depois de enraizar, vai crescer bastante, procure dar espaço para ela.

Pergunta dos leitores

Chá de Boldo emagrece?

Se você quer perder peso, temos uma boa notícia. Sim o chá de boldo pode ser um aliado na sua dieta visto que age diretamente no aparelho digestivo e intestinal, ele acelera o metabolismo queimando mais rapidamente as calorias que você ingere. Ajuda a controlar o apetite.

Chá de Boldo emagrece

Chá de Boldo aborta?

Sim! Apesar de ser um tratamento natural, o chá de boldo é proibido para gestantes em qualquer fase da gestação. Seus efeitos são extremamente abortivos.

Também não use o chá para interromper a gravidez, em caso de gravidez indesejada, pois você corre grandes riscos para sua saúde. Procure um médico e exponha seu problema.

Chá de Boldo é indicado para Diarreia?

Por oferecer tantos benefícios ao aparelho digestivo o chá de boldo contribui sim para aliviar a diarreia. Se a diarreia foi causada por uma intolerância a um alimento visto como “pesado”, quando você come algo com muita gordura por exemplo, o uso do chá vai aliviar esta sobrecarga. O chá de boldo também proporciona efeitos relaxantes aliviando assim as cólicas que a diarreia proporciona.

Atenção: o chá de boldo pode ajudar na dor de barriga e diarreia quando estes problemas forem resultados de má digestão. Se a situação é outra, como uma obstrução por exemplo, não abuse do chá. Procure um médico para avaliar o seu caso.

Chá de Boldo pode fazer mal?

Como já foi dito antes, mesmo que os chás sejam considerados tratamentos naturais, todos podem ter efeitos colaterais ou contraindicações.

Se você tem um problema de saúde primeiro procure um médico e descarte doenças graves como hepatite, obstrução da vesícula, tumores, câncer e etc.

Então sim, o chá de boldo pode fazer mal, pois dependendo do seu diagnóstico ele traz complicações. Somente após o resultado da consulta e dos exames, se o médico permitir então faça uso do chá da forma indicada.

O post Chá de Boldo – Quais Seus Benefícios e Malefícios? Emagrece? Aborta? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Sintomas da Apendicite – Saiba Quais São Eles e Suas Principais Causas!

$
0
0

Existem diversos tipos de doenças inflamatórias que causam problemas incômodos e problemáticos para o organismo do ser humano, colocando risco ações simples do seu dia a dia. Entre eles, podemos citar os sintomas da apendicite, uma doença um tanto comum  que apresenta sinais bem irritantes.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações importantes sobre os sintomas que essa inflamação no apêndice causa, além de informações sobre a própria doença, tirando todas as dúvidas sobre e ajudando você, caro leitor, a se prefinir de adquiri-la e saber como se cuidar, caso seja diagnosticado com apendicite.

Todos os Sintomas da Apendicite

Os principais sintomas de apendicite que podem ser apresentados nas pessoas que estão sofrendo com a infecção são

  • Dor na região do abdômen: é o sintoma mais comum de ser apresentado, com a dor começando bem na região do umbigo e se espalhando pelo resto do abdômen

sintomas da apendicite

  • Náuseas seguidas de vômitos: é o sintoma de apendicite bem comum de surgir algumas horas depois da dor abdominal
  • Perda da fome: também costuma aparece junto com as náuseas e vômitos
  • Diarreia: é um sintoma um pouco mais raro de ocorrer durante o apendicite, porém ainda é possível, principalmente nos pacientes com o apêndice localizado em uma região pélvica.
  • Febre: é um sintoma de apendicite que costuma ocorrer depois de alguns dias de evolução da inflamação, com temperaturas variando entre 37ºC a 38ºC, sendo bem raro casos com febre mais alta.
  • Leucocitose: um dos sintomas de apendicite mais comuns é o aumento de leucócitos no sangue.

O que é Apendicite?

Apendicite é uma doença inflamatória comum que ocorre no apêndice, que acontece, normalmente, em pessoas com idade entre 10 e 30 anos, mas qualquer um pode sofrer com a mesma.

O apêndice, que muitos acham ser um órgão inútil, ajuda na produção de anticorpo e na digestão.

Causas da Apendicite

O apêndice produz um muco que se mistura com às fezes. Essa substância que é produzida acaba, muitas vezes, se acumula em um ‘tubo sem saída’ que o órgão possuí, causando a dilatação e problemas nos seus vasos sanguíneos e parede, e, quando esse problema evolui e se desenvolve, rompe o apêndice e causando a apendicite.

Quando ocorre essa inflamação no apêndice, as bactérias que lá vivem conseguem chegar até o sangue. E provocar os sintomas da apendicite pelo organismo.

Tratamentos para Apendicite

O único tratamento para apendicite é fazendo a cirurgia para retirar o apêndice com a inflamação. Esse processo se chama apendicectomia.

sintomas da apendicite apêndice

Vale ressaltar que, a retira do apêndice não causa problemas ao organismo humano.

Boa alimentação

A pessoa que mantem uma boa alimentação, com uma dieta balanceada e rica em fibras. Praticar exercícios físicos diários e se manter hidratado possui grandes chances de evitar a ocorrência dos sintomas da apendicite.

Pergunta dos leitores

Apendicite pode matar?

Sim, quando ela ocorre de forma muito severa. E com o tratamento demorando para ocorrer existem grande possibilidades de levar o paciente com a inflamação até a morte.

O post Sintomas da Apendicite – Saiba Quais São Eles e Suas Principais Causas! apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.


Imitanciometria – O Que é? Como Funciona o Exame? Quando Fazer?

$
0
0

A audição é uma das mais importantes partes do organismo humano, sem ela não conseguiríamos escutar som algum, alterando, totalmente, o modo de se viver. Porém, alguns problemas auditivos podem ocorrer, com a pessoa precisando passar por alguns exames médicos para avaliar sua audição, como é o caso do imitanciometria.

Esse exame, normalmente, é complementar à outros, auxiliando nos resultados apresentados ao final do diagnóstico médico.

Com essa importante função que a imitanciometria possui, hoje, nesse artigo, estaremos abordando todas as informações essenciais sobre ele, incluindo detalhes do seu funcionamento, recomendações e qual o preço médio para fazê-lo.

O que é Imitanciometria?

A imitanciometria, ou impedanciometria, como também pode ser chamado, é um exame indolor complementar, de fácil e rápida execução, para a avaliação da orelha média e tuba auditiva.

Ao geral, ele complementa outro exame, a audiometria, sendo eficiente para dar resultados mais precisos e eficazes.

Imitanciometria o que é

O exame, normalmente, é dividido em três partes: timpanometria, compliância e reflexo estapédico.

O que o exame avalia

O exame faz a avaliação da rigidez da membrana timpânica e do funcionamento dos reflexos do tímpano e do martelo, bigorna e estribo, ossos presentes no ouvido médio.

Diante da avaliação, o médico conseguirá  analisar o paciente sobre sua capacidade de entender e ouvir os sons ao seu redor, além de dados sobre a completude de todo o mecanismo auditivo da pessoa.

Como funciona a Imitanciometria

Como falado anteriormente, a imitanciometria é um exame muito rápido e simples de ser feito, além de não causar nenhuma dor ao paciente.

Para dar início, o paciente deve ter seus ouvidos, totalmente, limpos e não ser exposto à sons altos durante um dia antes da ocorrência do exame.

No começo do exame, a pessoa deve se sentar e o médico colocará uma sonda, que parece um plug, em um dos seus ouvidos, e no outro um tipo de ‘fone de ouvido’. Essa sonda irá executar pressão no condutor auditivo do paciente. Além disso, um pequeno aparelho apresenta estímulos sonoros, enquanto outro traz as respostas que o aparelho auditivo obteve desses estímulos. Diante desses resultados, o médico conseguirá testar o funcionamento da audição da pessoa.

Normalmente, o exame dura uma hora.

Por que fazer um exame de Imitanciometria

A execução do exame é muito importante, pois, diante dos seus resultados, é possível de o médico diagnosticar casos de perca da audição ou surgimento de alguma doença ou inflamação, como otites e/ou presença de secreções no ouvido.

Quando é recomendado

Imitanciometria infantil

Os casos mais recomendados de se passar pela imitanciometria são:

  • Para confirmar e auxiliar os resultados do exame de audiometria tonal
  • Pessoas em tratamento de otite média
  • Exame para antes ou depois de uma cirurgia na orelha média
  • Avaliação do ouvido por conta de uma paralisia facial
  • Pessoas que possuem quadro vertiginoso
  • Pessoas que apresentam sintomas de alguma patologia na orelha média
  • Pessoas que apresentam dores contentantes no ouvido
  • Crianças em época de desenvolvimento e que estão falando muito alto

Valores normais da Imitanciometria

De forma sola, o exame de imitanciometria tem um preço médio variante de R$20 a R$30.

Pergunta dos leitores

Imitanciometria pode ser realizado em um paciente infantil?

Sim, não existem contraindicações para crianças. E é, até mesmo, recomendado que elas passem por um exame de imitanciometria. Para não ocorrer problemas auditivos durante seu desenvolvimento.

Imitanciometria e Impedanciometria é a mesma coisa?

Sim, é impedanciometria é somente uma variação médica da forma de falar da imitanciometria.

O post Imitanciometria – O Que é? Como Funciona o Exame? Quando Fazer? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Dor de Cabeça Constante – Como Tratar? Como Prevenir? Medicamentos!

$
0
0

Dores de cabeça são um dos sintomas mais comuns de serem apresentados nas pessoas. É normal ver alguém reclamando de estar sentindo. Porém, quando ela acontece a todo o momento, como uma dor de cabeça constante, pode se transferir de algo trivial para um problema sério.

Quando a dores na cabeça se tornarem corriqueiras, a pessoa deve buscar auxílio médico com certa urgência, para encontrar uma solução e evitar problemas futuros.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações essenciais que todos precisam saber sobre a dor de cabeça constante, incluindo as principais causas e significados, como tratar e quando é realmente necessário buscar ajuda do médico.

O que pode ser a dor de cabeça constante

Existem diversas condições e motivos que podem causar a dor de cabeça constante e diária. As principais são:

  • Cansaço e/ou estresse com as ações do dia a dia e noites mal dormidas
  • Ansiedade e/ou depressão, incluindo crises
  • Estar preocupado com algo

dor de cabeça constante enxaqueca

  • Ficar muito tempo desprotegido no Sol
  • Comer alimentos estimulantes
  • Ficar um tempo grande em jejum
  • Gripes, arterites temporais, resfriados, sinusites, enxaquecas e rinites
  • Possuir bruxismo
  • Estar sofrendo com TPM
  • Gravidez
  • Lesão na cabeça
  • Forçar muito a visão

Ainda existem casos, realmente, mais graves e perigosos que podem ser a causa da dor de cabeça constante, como:

  • Infeção ou tumor no cérebro
  • Hidrocefalia.
  • Hemorragia cerebral
  • Pseudomotor cerebral;
  • Pressão alta

Como aliviar a dor de cabeça constante

Felizmente, existem maneiras bem efetivas, práticas, caseiras e rápidas para fazer o alívio, lembrando que não é tratamento, dos sintomas causados pela dor de cabeça constante. Normalmente, são movimentos feitos com os dedos e de fácil execução.

Uma dica bem comum, e que muitos recomendam, é fazer uma massagem ao lado das sobrancelhas, executando movimentos circulares com os dedos. Essa região para se massagear se chama têmporas e causa um alívio bem relaxante e rápido.

Outra massagem bem interessante de se fazer é na nuca. Basta fazer o mesmo movimento feito nas têmporas.

A terceira dica de massagem é na ponta da cabeça. Abra sua mão e coloque em cima da sua cabeça, após isso faça movimentos circulares, tentando fechar um pouquinho a mão conforme faz os movimentos.

Lembre-se de fazer as massagens de forma leve e durando de 1 a 2 minutos.

Outra dica, fugindo um pouco da massagem, é colocar uma compressa de gelo ou água gelada na testa. Também ficar em um local silencioso, escuro e calmo pode ajudar, e muito, nesse alívio.

Por fim, suco natural de laranja e andar descalço na grama também são opções bem efetivas e de fácil execução.

Como evitar

Além dos modos de fazer o alívio da dor de cabeça constante, existem maneiras bem efetivas para evitar que ela aconteça. Os principais métodos são:

  • Caso existir histórico de aneurisma na sua família, busque informações com um médico para saber mais sobre.
  • Busque manter sua pressão arterial equilibrada.
  • Controle os níveis de colesterol e triglicérides
  • Não fume ou beba excessivamente
  • Sempre que surgir dores de cabeças mais fortes, busque orientação médica
  • Busque aliviar a dor de cabeça quando ela apareça, utilizando as dicas informadas no tópico acima
  • Descanse bastante
  • Se manter hidratado
  • Evite o estresse
  • Faça atividades físicas diárias e alimentação saudável
  • Mantenha um bom humor
  • Faça sexo. Uma vida sexual ativa é uma excelente forma para evitar a ocorrência de dores de cabeça
  • Não beba muito café

Quando procurar ajuda médica

A ajuda médica é necessária quando a dor de cabeça já está constante há mais do que 5 dias.

Quando são apresentados sintomas como alterações visuais e dificuldade para se manter equilibrado também é necessário a busca por um especialista.

Os médicos que podem ser procurados são:

  • Clínico geral
  • Neurologista

Prognóstico (convivendo)

Normalmente, após o tratamento médico ou práticas para aliviar os sintomas, a vida da pessoa que possuí, ou possuía, dor de cabeça constante continua normalmente, salvo alguns casos mais específicos que necessitam de cuidados especiais e próprios.

dor de cabeça constante

Medicamentos

Normalmente, são indicados utilização de analgésicos como medicamentos efetivos para o tratamento e alívio da dor de cabeça constante. Os mais populares e recomendados são:

  • Dorflex
  • Neosaldina
  • Aspirina
  • Naldecon
  • Tylenol
  • Advil
  • Migraliv
  • Naramig
  • Cefalium

Vale ressaltar que, nunca é recomendado a utilização do medicamento por conta própria, pois cada um pode ser específico para cada caso. Só início o tratamento tomando-o, após indicado do médico.

Remédio caseiro para dor de cabeça constante

dor de cabeça dorflex

Existem diversos remédios que podem ser feitos de forma caseiras e são super efetivos para o tratamento da dor de cabeça constante.

O primeiro é um rápido, simples e comum suco natural de laranja, como indicado anteriormente nesse artigo. Nesse suco, é possível adicionar algumas gotas de própolis, ficando ainda mais efetivo. Caso a pessoa não queria laranja, pode-se fazer sucos de outras frutas cítricas, como abacaxi e tangerina.

Chá de camomila, principalmente em situações de estresse e tensão, ou de sementes de limão também são duas ótimas opções.

Pergunta dos leitores

O que pode ser dor de cabeça constante na testa?

Normalmente, na maioria das vazes, está direcionada à casos de enxaqueca, principalmente quando a dor de cabeça dura mais do que 3 dias e é bem palpitante.

O que pode ser dor de cabeça constante e enjoo?

Nesse caso, também pode ser relacionada à enxaqueca, porém é possível expandir a possibilidade para sintomas apresentados na gravidez, sendo muito comum nessa fase, e problemas digestivos, que levaram a uma possível dor de cabeça.

O post Dor de Cabeça Constante – Como Tratar? Como Prevenir? Medicamentos! apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Prolactina – Alta, Baixa, Tratamento, Sintomas, Valores de Referência!

$
0
0

O corpo humano por um todo produz diversos tipos de hormônios que possuem funções e finalidades próprias e, ao geral, de ampla importância para o funcionamento dele mesmo. Entre eles, temos um que é fundamental, a Prolactina.

Esse hormônio está entre um dos mais importantes para o nosso corpo, pois ajuda tanto o sexo masculino, como o feminino em diversas funções, que serão apresentadas mais a frente nesse artigo.

Diante disso, hoje, estaremos apresentados todas as informações importantes e necessárias sobre a Prolactina, incluindo as doenças relacionadas, sintomas que sua alta e baixa produção causa e como ocorre sua regulação.

O que é Prolactina?

A Prolactina, como já citado na introdução acima, é um hormônio polipeptídeo, também conhecido como hormônio do leite, que é produzido por glândula localizada no crânio, a Adenohipófise, que, além da própria Prolactina, libera outros hormônios, como o do Crescimento, Tireotrofina e Luteinizante.

A liberação de Prolactina é controlada por um hormônio neurotransmissor, a Dopamina, que será melhor abordado durante esse artigo.

Prolactina alta

Função do Hormônio

A Prolactina possui diversas finalidades para o corpo humano. Porém, sua principal e mais importante função é fazer a produção do leite para a mãe depois da ocorrência do parto. A preparação para isso acontece já durante a gravidez, quando o hormônio planeia as mamas para alimentar o filho depois da gestação.

Porém, o hormônio não é só importante para o organismo feminino. Esse hormônio, tanto em mulheres, como em homens, age no sistema imunológico, na produção das células no sangue, na criação de vasos sanguíneos e outros funções.

Por fim, ela ajuda a criar o sentimento de felicidade e bem-estar depois do sexo e os orgasmos.

Medidas e Valores Normais

O hormônio é secretado quando atinge uma taxa por volta de 400 microgramas/dia.

Os valores de referência no sangue para mulher é de 13 ng/mL, para homens é de 5 ng/mL. Quando se ultrapassa o valor de 15 – 25 ng/mL de Prolactina já podem ser considerado excesso no sangue do hormônio.

Regulação da Produção

A produção do hormônio deve ser controlada. A principal forma para isso é a regulagem pelo Hipotálamo, que libera o TRH, um hormônio que estimula a produção. Outra forma de controlar é pelo sono.

O estresse, atividade física, cirurgia, baixo nível de açúcar no sangue, utilização de estrógenos e estimulo dos mamilos causam o aumento da produção.

Doenças relacionadas à Prolactina

Diversas doenças estão diretamente associadas ao aumento ou diminuição do nível do hormônio no sangue.

A Hiperprolactinemia, que é o excesso do hormônio no sangue e causa diversos sintomas negativos, que serão abordados a seguir, pode estar relacionado à tumores da adenohipófise, hipotireoidismo, insuficiência renal e doença hepática.

Sintomas da Prolactina Alta

Quando ocorre Hiperprolactinemia é bem provável que ocorra sintomas bastante indesejados, que variam entre as mulheres e homens.

As mulheres podem ter ou sentir:

  • Não ocorrência da menstruação ou um intervalo maior entre um ciclo menstrual e outro
  • Liberação acima do necessário de leite
  • Ficar infértil
  • Dor durante o sexo
  • Falta de desejo sexual

Os homens podem ter ou sentir:

  • Impotência
  • Falta de desejo sexual
  • Ficar infértil
  • Dor de cabeça
  • Alterações visuais

Por fim, quando ocorre um excesso crônico, os seguintes sintomas podem ser apresentados:

  • Hipogonadismo
  • Diminuição da massa óssea e/ou muscular
  • Alteração no crescimento de pelos pelo corpo

Prolactina baixa

Sintomas da Prolactina baixa

Além da Prolactina em nível alto, quando ela alcança valores baixos também podem ocorrer alguns problemas, bem mais raros e menos preocupantes.

As mulheres com baixo nível, normalmente, tem alteração na produção do leite pelas mamas, podendo, até mesmo, não produzi-lo.

Já os homens, em geral, possuem baixo nível do hormônio. Quando existe uma discrepância muito grande, o sexo masculino tem seus níveis de testosterona e desejos sexuais alterados.

Pergunta dos leitores

Como baixar a Prolactina naturalmente?

Muito dificilmente a pessoa conseguirá baixar os níveis da Prolactina, precisando de ajuda médica. Porém, chás, como o próprio chá de vitex, podem ajudar bastante.

Prolactina existe nos homens?

Além de ajudar no orgasmo durante o ato sexual e no sistema imunológico, a Prolactina também é importante para o homem saber se existe algum problema nas suas glândulas mamarias.

Prolactina alta engorda?

Em forma geral, tirando alguns casos raros relacionado à alguma doença, o alto nível de Prolactina não causa ganho de peso. Quando o hormônio está alto nos homens, as mamas costumam aumentar.

O post Prolactina – Alta, Baixa, Tratamento, Sintomas, Valores de Referência! apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

O que é dolomita e quais seus benefícios?

$
0
0
Mineral com textura semelhante à argila, a dolomita em cápsulas possui aparência branca e tem sido uma importante aliada aos tratamentos estéticos, sendo um sucesso principalmente com o público feminino. Rica em cálcio e magnésio, a dolomita é derivada das rochas de origem calcária e logo passando por transformações logo após seu processo de extração, afim de filtrá-la e eliminar os vestígios de metais pesados e substâncias tóxicas à saúde.
Seus elementos são muito importantes para o funcionamento dos nervos, ossos, dentes e das articulações. É preciso haver certo equilíbrio na ingestão do cálcio e do magnésio, pois um depósito anormal destes nutrientes nos tecidos pode prejudicá-los. Por isso, nada melhor que a dolomita para fazer este equilíbrio no corpo.

Principais benefícios da dolomita

Hipertrofia

Para quem busca desenvolver os músculos, a dolomita também é uma ótima opção. Os músculos ganham mais elasticidade e eles são desenvolvidos graças ao cálcio e ao magnésio, que contraem os músculos e evitam a fadiga. Combate a osteoporose: capaz de deixar os ossos e os dentes mais fortes, a dolomita é uma grande aliada no combate à osteoporose.Desenvolvimento dos músculos: auxilia a conter os espasmos dos músculos, diminuindo as indesejáveis câimbras.

Coração

dolomita

Também auxilia na circulação do sangue, flexibilizando as artérias. Seu uso por cápsulas pode ser uma ótima opção contra doenças como infarto e AVC.

Gastrite

A dolomita é um elemento alcalino que controla a acidez do estômago e, desta forma, é um poderoso agente contra a gastrite. Por conter efeitos cicatrizantes, é uma opção perfeita para tratar úlceras, por exemplo.Ação anti-inflamatória: ela é uma opção e tanto para tratamento de queimaduras, cortes ou até mesmo acne.Bom para a memória: capaz de melhorar a condução dos sinais nervosos, ela age promovendo a agilidade mental e melhorando a capacidade de memória.

Hidratação capilar

Também é ideal para tratar de problemas relacionados ao cabelo, como queda capilar, oleosidade enfraquecimento dos fios causados por procedimentos estéticos como tingimentos, e etc.O acompanhamento médico, no entanto, é muito importante, já que estamos tratando de um suplemento alimentar e que é capaz de causar transformações no corpo e no funcionamento do organismo; Logo, é muito importante que antes de ingerir o produto seja feito um acompanhamento médico.

Importante

Quem possui insuficiência renal ou também sofre com sensibilidade aos ingredientes da composição da dolomita em cápsulas deve interromper imediatamente o uso do produto. Crianças, lactantes e gestantes também devem estar atentos e consultar um profissional antes de optarem pelo consumo do produto.

O post O que é dolomita e quais seus benefícios? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Com tratar rugas, entenda o processo de envelhecimento da pele

$
0
0

O Botox é um dos tratamentos antirrugas mais populares para remover temporariamente rugas e linhas finas, paralisando os músculos.

No entanto, é importante saber como o Botox funciona, quais são seus riscos à saúde e se existe uma alternativa igualmente eficaz, natural e segura.

O que é botox?

Botox é uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum que enfraquece ou paralisa os músculos.

Tem vários usos médicos, na saúde estética é usado em pequenas doses para combater o envelhecimento da pele através do aperto temporário das rugas faciais.

Como funciona o botox?

Botox é uma toxina que tem como alvo o sistema nervoso, onde impede a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que impede a contração das células musculares.

Nesta forma, seu papel é ajudar os músculos a ficarem menos rígidos e causar paralisia muscular temporária.

O Botox é injetado diretamente no músculo e sugere-se aplicá-lo no terço superior, nas áreas dos olhos, testa e entre as sobrancelhas. Seus efeitos são temporários e duram de 3 a 6 meses.

Como se livrar das rugas sem botox

Efeitos colaterais do botox

O botox é uma toxina estranha ao organismo, então dependendo da reação de cada pessoa, a toxina botulínica pode causar alguns efeitos indesejados como:

  • Olho seco
  • Alergia
  • Dormência
  • Perda de características faciais
  • Estrabismo
  • Pálpebra caída
  • Dor, inchaço ou hematomas ao redor do local da injeção
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza temporária indesejada ou paralisia nos músculos próximos
  • Distúrbios neuromusculares

Devido aos riscos de possíveis efeitos colaterais do Botox, existe uma alternativa com resultados igualmente eficazes para eliminar rugas e com o benefício adicional de ser totalmente natural.

Alternativa natural ao botox

Chama-se botolux ou botox natural, um produto feito a partir de peptídeos capazes de relaxar os músculos, pois inibe os neurotransmissores responsáveis ​​pela contração muscular.

Também ajuda a estimular a produção de colágeno e elastina.

O Botolux é natural para o corpo porque é composto por peptídeos que já se encontram na nossa pele e, portanto, é uma substância biocompatível com o nosso organismo e de fácil assimilação.

A aplicação do botox natural é feita através da nossa tecnologia nanosoft que insere o ingrediente ativo de forma indolor e segura.

Por esta razão, tem sido considerado um tratamento de rejuvenescimento natural e seguro. Seus resultados são estéticos, naturais e visíveis desde a primeira aplicação.

Benefícios do Botolux

O Botolux sendo uma substância natural tem os seguintes benefícios:

  • Elimine as rugas naturalmente
  • Indolor
  • Sem riscos para a saúde
  • Sem reações alérgicas

Assim como a toxina botulínica, o botox natural é recomendado para ser aplicado no terço superior em áreas como:

  • Rugas entre as sobrancelhas ou linhas de expressão
  • Rugas ao redor dos olhos, conhecidas como pés de galinha
  • Rugas horizontais na testa

Para tratar rugas no terço inferior, como sulcos nasolabiais, rugas ao redor da boca ou no queixo, sugere-se um tratamento com ácido hialurônico.

O melhor tratamento de rejuvenescimento

Existem diferentes tratamentos de rejuvenescimento natural sem cirurgia e sem dor, um diagnóstico por um especialista é importante para determinar o melhor tratamento de rejuvenescimento para você de acordo com suas necessidades.

Causas do envelhecimento da pele

A pele envelhece porque as células da pele não desempenham mais sua função como deveriam.

Começa com a diminuição da produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, que compõem a estrutura principal da pele.

A redução da presença desses elementos faz com que a elasticidade e luminosidade da pele se percam aos poucos.

Existem outras causas, como exposição ao sol ou hábitos, se você quer saber quais são as principais causas do envelhecimento.

Como manter a pele jovem

Embora o envelhecimento não possa ser evitado, ações podem ser tomadas para preveni-lo e protegê-lo.

Cuide da sua dieta

É essencial que você cuide de sua dieta, pois a saúde de todo o seu corpo depende dos alimentos que você come.

Portanto, uma dieta equilibrada e completa ajudará sua pele a ficar bonita, jovem e saudável por muitos anos.

Lembre-se de comer alimentos que fornecem os nutrientes necessários para manter sua pele saudável.

O efeito das vitaminas e antioxidantes na pele é o seguinte:

  • A vitamina A ajuda a manter a pele hidratada e protege a pele das queimaduras solares.
  • A vitamina B regula a produção de óleo na pele.
  • A vitamina C promove a produção de colágeno e elastina e a reparação dos tecidos.
  • A vitamina E diminui o fotoenvelhecimento e melhora a textura da pele.

Existe uma infinidade de alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes que você pode encontrar em uma grande variedade de frutas, legumes, verduras, carnes e nozes.

Mude seus hábitos

Nossa saúde é o resultado de nossos hábitos, portanto, devemos ter hábitos saudáveis ​​que ajudem nosso corpo a se manter saudável.

Alguns hábitos que promovem o envelhecimento precoce e que você deve evitar são:

Alto consumo de álcool, pois as bebidas alcoólicas desidratam a pele, expondo-a às agressões de fatores externos como o sol.

Fumar, pois o tabaco dificulta a circulação sanguínea e a oxigenação das células da pele, destruindo a epiderme, favorecendo o envelhecimento precoce.

Não beber água suficiente, pois é fundamental para hidratar a pele. Recomenda-se 6 a 8 copos por dia para manter a pele elástica, flexível e hidratada.

Você pode beber sucos naturais, chás de ervas ou comer frutas para atingir sua meta diária de água.

Exposição prolongada ao sol, pois a luz solar em grandes quantidades e por muito tempo causa danos à pele como queimaduras, ressecamento, irritação, manchas e em casos extremos câncer de pele.

Por isso, é muito importante não se expor por mais de 20 minutos por dia, evitar o contato direto e sempre usar protetor solar.

Não dormir bem, pois quando você dorme é quando ocorre a regeneração celular e sem essas horas de sono sua pele não se recuperará, e parecerá cansada e sem vida.

Conheça mais procedimentos estéticos que vão de deixar ainda mais linda.

Atitude positiva

Uma das causas mais importantes do envelhecimento prematuro é o estresse, os nervos e a depressão, que afetam negativamente o sistema imunológico e influenciam a saúde da pele, acelerando o envelhecimento.

É por isso que é importante encontrar maneiras de relaxar e se divertir que o encha de vida e uma atitude positiva.

Uma opção muito saudável é o exercício moderado, que além de melhorar a circulação e a renovação das células da pele, ajuda a reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.

Além disso, há muitas opções para todos os gostos.

Saiba mais sobre como cuidar de sua pele, clique aqui.

O post Com tratar rugas, entenda o processo de envelhecimento da pele apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

7 doenças que se manifestam pela boca

$
0
0

Quando pensamos em problemas bucais, a primeira coisa que vem à cabeça são as famosas doenças como cáries, gengivite, e periodontite. Porém uma das partes do corpo que mais se manifestam quando algo não vai bem, essa é a boca. 

Pela boca podemos ter diversos prognósticos de doenças e, ao notar qualquer alteração da cor nas cavidades bucais, halitose frequente, ou até mesmo feridas que demoram a cicatrizar, é preciso procurar um dentista, ou clínico geral para avaliar a situação. 

Tendo um plano dental empresarial, você irá passar por avaliação com os melhores dentistas, que ao notar qualquer diferença, te encaminhará ao especialista. Fique atento aos sinais que ocorrem na boca.

Mas você sabe quais são as doenças que mais se manifestam pela boca? Continue a leitura, e descubra as 7 doenças que mais dão sinais.

Quais são as doenças que podem ser diagnosticadas pela boca? 

Ir ao dentista periodicamente é algo que deve ser feito sempre, pois é o maior método para se prevenir doenças bucais e físicas como um todo.

Além de que os primeiros sinais de outras doenças aparecem pela boca, o que em uma consulta de rotina, o médico ao examinar irá perceber anormalidades. Sendo assim, as patologias que mais se manifestam pela cavidade bucal são: 

  • Cirrose hepática;
  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Lupus;
  • Sarampo;
  • AIDS;
  • Sífilis. 
doenças que acontece na boca

Abaixo, leia mais sobre cada uma das doenças listadas anteriormente.

  1. Cirrose hepática

Nos casos de pessoas que adquirem essa doença, os sintomas mais recorrentes a se manifestarem são perda de peso, náuseas, vômitos dores abdominais, fadiga, constipação, urina escura, inchaço no corpo, perda de cabelo, mudança na cor dos olhos, pele e parte da boca, que tendem a ficar com aspectos amarelados e esverdeados. 

Ao notar essas anormalidades, principalmente na boca, o dentista perceberá que algo no fígado não vai bem. Nesse estágio da doença o órgão pode aumentar de tamanho, trazendo consequências gravíssimas se não for tratado. 

Com o odonto empresarial você terá benefícios exclusivos para fazer diversos tratamentos bucais, não deixe de se consultar com um dentista, pois muitos problemas de saúde hepáticos podem ser descobertos a tempo com consultas rotineiras. 

  1. Anemia 

Essa patologia percebe-se a partir de sintomas como palidez, tonturas, falta de ar e pelas papilas linguais, tendo como alteração uma língua lisa, que foge totalmente do normal das línguas saudáveis que são ásperas.

  1. Leucemia 

Essa doença é um tipo de câncer que ocorre no sangue, sendo maligno onde afetam os glóbulos brancos. 

Seus sintomas principais incluem dores nas articulações e ossos, calafrios, perda de peso e apetite, tonturas. Outra manifestação comum que pode ser notada pelo dentista, é o sangramento excessivo das gengivas e inchaço. 

Com convênio odontológico para mei, você poderá passar com os melhores profissionais da saúde bucal, podendo ter diagnósticos precoces devido às alterações bucais.

  1. Lupus 

O lúpus é uma doença autoimune que pode se manifestar com o aparecimento de manchas vermelhas no formato de asa de borboleta nas bochechas, e pequenas manchas cutâneas planas e com coloração branca e presença de úlceras.

  1. Sarampo 

Trata-se de uma patologia de causa desconhecida, no qual os sintomas mais frequentes são a presença de manchas vermelhas pelo corpo e boca. 

Seus sintomas incluem boca seca, halitose, cálculo de glândulas salivares e disfagia. 

  1. AIDS 

Trata-se de uma doença provocada pelo vírus HIV que causa inflamação nas gengivas, placas e linhas esbranquiçadas nas laterais da língua, e presença de aftas. 

Essa doença tende a diminuir o sistema imunológico, levando a uma facilidade de se ter outras patologias. 

Pacientes soropositivos têm tendência a ter gengivite e periodontite devido ao sistema imunológico enfraquecido, levando ao aparecimento dessas doenças bucais. 

Confira os benefícios plano odontológico empresas e cuide da sua saúde bucal. 

  1. Sífilis

O sintoma principal dessa doença é a presença de uma ferida gengival que tende a demorar para se ter uma cicatrização. Podem manifestar úlceras e placas vermelhas na região bucal.

Por que é essencial ir ao dentista com frequência? 

Ir ao dentista de seis em seis meses para consultas periódicas é essencial para se ter uma boa saúde bucal. Tendo esse hábito, é possível prevenir diversas doenças na boca e melhorar a autoestima.

Muitas pessoas colocam próteses, facetas e pensam que por estarem com os dentes “perfeitos” não devem mais ir com tanta frequência ao dentista, engana-se quem pensa assim, pois não há escapatória de doenças bucais quando não se há avaliações periódicas. 

É necessário fazer uma profilaxia  – limpeza dos dentes para evitar gengivites, cáries e periodontites, que podem ser feitas periodicamente.  

Busque saber do plano odonto pme, onde você terá benefícios para fazer os melhores procedimentos dentários com preço justo.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

O post 7 doenças que se manifestam pela boca apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Como a diabetes pode prejudicar a saúde da boca?

$
0
0

Você já ouviu falar que quem tem diabetes pode ter uma probabilidade maior de adquirir problemas nos dentes? Pois bem, essa especulação não é 100% falsa e sim uma verdade. 

Isso porque, essa doença vem acarretada de diversas questões sérias que podem inclusive levar à morte. Dessa forma, dentre todas as características ruins atreladas a doença, o que entra no pacote também é que ela ajuda a desencadear problemas bucais. 

Vale lembrar que a diabetes é uma doença que pode se manifestar em qualquer um, assim como em crianças. Caso o seu filho seja diagnosticado com esse problema, além de fazer acompanhamento com diversos médicos, não se esqueça de procurar um dentista para criança.

Se você ainda não entendeu muito bem o que a diabetes tem a ver com as doenças bucais como cáries, tártaros e até mesmo gengivite, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a doença para entender a relação dela com a saúde bucal. 

Diabetes pode prejudicar a saúde da boca

O que é diabetes?

A diabetes nada mais é do que uma doença que surge a partir de alguma disfunção na produção de insulina. A insulina por sua vez é um hormônio com origem no pâncreas que é essencial para a produção de energia. 

Uma noção melhor sobre a importância desse hormônio em nosso corpo é entender que este é, basicamente, a chave que abre a célula para a glicose entrar e virar energia. Esse hormônio carrega uma responsabilidade importante que é ajudar o açúcar a penetrar nas células para que o organismo continue funcionando.

A doença se caracteriza justamente pelo fato de que as células acabam não conseguindo absorver o açúcar, glicose ou glicogênio e portanto ficam sem aquele componente que é extremamente importante para o corpo, uma vez que é a fonte de sua energia. 

Assim, por esse motivo que diabéticos não podem comer qualquer coisa, tendo que evitar carboidratos e açúcares em geral, justamente por essa dificuldade de absorção.

Além disso, muitos diabéticos acabam precisando injetar a insulina para que o corpo consiga absorver os alimentos, mesmo que estes sejam consumidos em menor quantidade. 

De acordo com alguns especialistas em prótese dentária, o problema da diabetes em relação à saúde bucal é justamente a quantidade de açúcar não absorvido pelo corpo que acaba circulando pelo corpo todo através do sangue, inclusive na boca e é justamente esse “sangue doce” que pode provocar doenças odontológicas.

Entenda melhor a relação da diabetes com a saúde bucal

Para compreender de fato como essa doença mexe com a saúde bucal, primeiro é preciso saber que além de falta de escovação e restos de alimentos na boca, outro fator que pode provocar doenças como a cárie e o açúcar.

Desta forma, uma pessoas que se alimenta de muitos alimentos açucarados, que contém glicose e são úmidos, como o refrigerante, aumentam muito as suas chances de desenvolver cáries e gengivites e até mesmo placa bacteriana, fazendo com que seja necessário buscar por um dentista para canal. 

Além da rotina de escovação e a higiene bucal, uma pessoa que pretende passar longe de doenças bucais precisa estar atenta a sua dieta, uma vez que os alimentos consumidos vão influenciar no aparecimento de patologias odontológicas. 

Entretanto, para diabéticos, o problema está no sangue mais doce, questão que só pode ser resolvida ou amenizada através do controle sobre a doença.

Vale lembrar que apesar de parecer inofensivo, doenças bucais podem acabar resultando em um extração dentária, questão que exige a procura de uma clínica dentária especialista em prótese.

Quais doenças podem se desenvolver pela diabetes?

Como já explicado anteriormente, um paciente acometido pela diabetes pode sofrer com uma lista de complicações bucais, que por sua vez, comprovadamente levam a problemas estéticos, questões estas que poderão ser resolvidas apenas com um tratamento simples e praticamente indolor, isto é, uso de lentes de contato de resina. 

Resumidamente, um paciente com diabetes descontrolada pode desenvolver gengivite e doença periodontal, que são patologias que provocam destruição óssea e ocasiona a perda da sustentação dos dentes. Todo cuidado se torna crucial, pensando no bem-estar do paciente e na estética de seu sorriso.

Se você é diagnosticado com diabetes e sofre com essa doença, não deixe de procurar um dentista e solicitar avaliação, bem como fazer acompanhamento com o mesmo, da mesma forma que é necessário fazer consultas periódicas com outras especialidades médicas quando se tem diabetes.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

O post Como a diabetes pode prejudicar a saúde da boca? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.


Receitas para fazer em uma panela de ferro

$
0
0

Ter uma panela de ferro é o sonho que muitas pessoas possuem. Afinal de contas, elas não são apenas mais resistentes, como também oferecem uma série de outros benefícios e facilidades para quem vai cozinhar.

Mas, a partir do momento que você adquire esse utensílio, é normal que você tenha algumas dúvidas. Qual é a melhor forma de conservar? Como deve ser a limpeza? Ou, em alguns casos, pode ser que você queira aprender receitas para fazer em uma panela de ferro.

Afinal de contas, o gosto que uma comida adquire, ao fazê-la em uma panela de ferro, é muito diferente. E saber disso pode lhe inspirar a querer aprender novas receitas e experimentar na sua panela de ferro. E, como elas são versáteis, há várias opções.

Isso acontece porque você pode utilizar a panela para qualquer tipo de cozimento, seja fritar, selar carnes, refogar etc. Ademais, como elas retém mais calor, existe a garantia de um melhor cozimento, além da possibilidade de levar ao forno e ao fogão.

Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender algumas receitas para fazer em uma panela de ferro. Quer saber quais são? É só conferir os tópicos seguintes.

Cuidados com a panela de ferro

Apesar de ser feita de ferro, um material praticamente indestrutível, ela pode enferrujar se alguns cuidados após o uso não forem tomados. Dessa forma, será mais fácil mantê-la por gerações na sua família. Confira os cuidados:

  • retire os alimentos depois de cozinhá-los: eles absorvem alto percentual de mineral;
  • após lavar, seque a panela no fogo: após lavá-la, seque-a ao fogo. Isso evitará que enferruje;
  • guarde-a em um lugar sem umidade: visto que armazená-la em local úmido também pode enferrujá-la;
  • Evite usar palha de aço e itens do gênero.

Receitas preparadas em panela de ferro

A verdade é que qualquer alimento fica mais gostoso quando você a prepara em uma panela de ferro. Então, dentre as principais receitas que você não pode deixar de fazer, podemos citar as seguintes:

Goulash

Trata-se de um prato de carne de vaca picada mas que, na grande maioria das vezes, se adiciona carne de porco, a qual pode ser em cubos. Ademais, como se deve juntar outros ingredientes, confere um gosto ainda inesquecível. Mas, para preparar essa receita, você vai precisar de:

  • 1 kg de coxão mole cortado;
  • 4 xícaras de chá de água;
  • 2 tomates picados, sem pele;
  • 2 cebolas;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1/2 xícara de chá de vinho tinto;
  • 1 colher de chá de páprica picante;
  • Sal a gosto;
  • 1 tablete de caldo de carne.

Munido desses ingredientes, o modo de preparo é o seguinte:

  1. Primeiro de tudo, você deve aquecer a panela de ferro e temperar os pedaços de carne com um pouco de sal e a farinha de trigo;
  2. Em seguida, basta refogar o azeite com a cebola e o alho;
  3. Depois, refogue a carne até que ela fique bem dourada;
  4. Aos poucos, você deve acrescentar o pimentão, tomate, páprica, vinho e o caldo de carne;
  5. Diminua o fogo e deixe que cozinhe por alguns minutos, até o caldo ficar mais consistente.
  6. Prove e, se estiver agradável ao seu paladar, é só servir quente.

Carne de panela ao molho ferrugem

Essa é uma outra receita para quem adora comer carne, só que de um jeito mais diferente. Afinal de contas, o molho ferrugem dá um sabor muito mais gostoso à carne, realçando ainda mais. No entanto, para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • 1,2 kg de lagarto;
  • 50g de toucinho defumado;
  • 2 cebolas;
  • 1 cenoura;
  • 1 linguiça do tipo calabresa;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • Tempero verde a seu gosto;
  • 2 dentes de alho;
  • 1/4 de xícara de chá de purê de tomates;
  • 1/4 de xícara de chá de vinho tinto;
  • Sal e pimenta a gosto.

Tendo reunido todos esses ingredientes, preparar essa receita na panela de ferro é bem fácil. Mas, antes de tudo, você deve furar a carne e introduzir alguns pedaços de linguiça, o toucinho e um pouco do tempero verde.

Em seguida, tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto, apenas tome cuidado para não exagerar. Feito isso, deixe o óleo aquecendo na panela e doure a carne. Depois, é só juntar o restante dos ingredientes e refogar tudo, mas em fogo baixo.

Assim que começar a secar, regue com água e vá virando a carne, a fim de que ela cozinhe de maneira mais uniforme. Ao fazer isso, o molho vai se tornar mais consistente e escuro, mas aos poucos. Cozinhe por cerca de 90 minutos, prove e sirva quente.

Costelinha de porco

Para essa receita, tudo o que você vai precisar é:

  • 1kg de costela de porco;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 1 dente de alho;
  • 1 pimenta de cheiro;
  • Sal a gosto;
  • Tomilho;
  • Suco de limão;
  • 1 cebola.

Para preparar, primeiro tempere a costela com sal, pimenta, limão, tomilho e alho. Reserve na geladeira de um dia para o outro. Depois, aqueça a panela e adicione a costela. Refogue e deixe dourar bem. Em seguida, diminua o fogo e tampe.

Assim que começar a fritar, adicione um pouco de água quente e repetir sempre que necessário. Sirva quente com arroz e outros acompanhamentos.

O post Receitas para fazer em uma panela de ferro apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Saladas fit para comer sem culpa e não sair da dieta

$
0
0

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus corpos, o que as faz buscar e tentar os mais variados tipos de dietas, por mais malucas que algumas delas possam parecer. E o lugar onde elas mais buscam dicas de dietas é aqui, na internet, onde todos os dias surgem os mais diversos tipos de sugestões de dietas. Mas será que todas são confiáveis?

Sem dúvidas a resposta para essa pergunta é não. Afinal de contas, qualquer pessoa pode acessar a internet e publicar receitas e dietas malucas que além de não ajudarem a perder peso, também podem acabar prejudicando a saúde das pessoas, principalmente aquelas dietas radicais que envolvem longos períodos sem se alimentar. 

É muito importante que, quando uma pessoa decide cuidar do seu corpo, ela também não esqueça de cuidar da sua saúde, pois de nada adianta ter um corpo bonito, se a saúde está em cheque.

Além disso, fazer dieta não se resume em parar de comer ou deixar de comer coisas gostosas. Tudo depende da quantidade que você come, e não do que você come. Ainda assim, a melhor opção para quem deseja começar a fazer dieta, é incluir algumas saladas no cardápio do dia a dia. 

Pensando nisso, separamos aqui 12 saladas simples e muito rápidas de preparar que são perfeitas para quem está fazendo dieta. Assim, é possível cuidar do corpo e da saúde ao mesmo tempo, dado que os ingredientes que compõem as saladas abaixo contém vários nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

salada fit

12 saladas refrescantes e de baixa caloria para quem está de dieta

Além de saudáveis e deliciosas, as saladas abaixo são muito refrescantes e simples de serem preparadas, o que é ainda melhor para as pessoas que têm o dia a dia corrido e não tem muito tempo para preparar refeições mais elaboradas.

Salada de pepino com hortelã

Apesar de levar apenas hortelã, pepino, azeitonas, sal, azeite e suco de limão em seu preparo, esta salada é muito saborosa, extremamente leve e refrescante, o que a torna perfeita para ser consumida principalmente no jantar, onde é preferível optar por refeições mais leves.

Salada de repolho com pimentão

O repolho é um vegetal que auxilia muito na dieta, pois garante a sensação de saciedade por mais tempo, além de ser muito versátil, podendo ser consumido cru ou cozido. Neste caso, a ideia é preparar uma salada com repolho picadinho acrescido de tomate e cenoura.

Salada de ovo de codorna

Uma salada com ovo de codorna é perfeita para quem está de dieta pelo fato do ovo ser uma proteína que garante saciedade por muito mais tempo. Além disso, preparar esta salada é muito simples, e se feita em grande quantidade, pode durar alguns dias na geladeira, o que diminui muito seu tempo na cozinha.

Salada de bacalhau

O bacalhau é um peixe de sabor marcante, e apesar de na maioria das vezes ser consumido assado ou cozido, preparar uma salada com lascas de bacalhau pode ser uma boa pedida para quem faz dieta. Juntamente com pimentões amarelos, alface e tomate, essa salada é uma verdadeira refeição completa. 

Salada de frango desfiado

Já falamos sobre salada com peixe e com ovo, e que tal uma saladinha com frango também para diversificar as refeições? Essa salada leva frango desfiado, chuchu, cenoura e cebola, e fica excelente com qualquer tempero de sua preferência. 

Salada de quinoa com legumes

A quinoa é uma semente que auxilia muito no emagrecimento, pois ela também é um alimento que garante muita saciedade. Esta salada de quinoa leva pepino, brócolis, tomate cereja e cebola roxa, e fica ótima temperada com suco de limão, azeite, sal e salsinha.

Salada de legumes assados

Sem dúvidas você já comeu legumes assados, mas será que já se arriscou em preparar uma salada com eles? O sabor é indescritível, e os temperos podem ficar a seu critério. Quanto aos legumes, abóbora, brócolis, cebola, alho, vagem e cenoura formam a combinação perfeita para este prato.

Salada tropical

Para quem gosta daquela combinação deliciosa entre o doce e o salgado, está salada tropical será o prato perfeito para a dieta. Ela leva alface americano, manga, palmito, tomate cereja e salsinha, e fica uma delícia temperada com azeite, sal, pimenta do reino e suco de limão.

Salada de grão de bico

O grão de bico, se consumido de forma moderada, também é um grande amigo da dieta. Essa salada é feita com grão de bico cozido, pimentão amarelo, azeitona preta, rúcula e cebola roxa, e o tempero é o “carro chefe” da receita, que leva alho assado, mostarda, limão, sal, azeite e mel. 

Salada de abacate com milho

Por fim, essa salada de abacate com milho possui um sabor único e é temperada apenas com limão, sal e azeite, mas possui um sabor realmente marcante e delicioso.

O post Saladas fit para comer sem culpa e não sair da dieta apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Como evitar a gripe? 6 dicas e cuidados especiais para o inverno

$
0
0

Junto do clima frio, aumenta a incidência de doenças respiratórias, como o resfriado e a Influenza. Essas infecções são extremamente comuns e incômodas, mas também exigem cuidado especial para evitar complicações e maiores riscos.

Nesse post, vamos mostrar como evitar a gripe, tanto no inverno quanto no ano todo, com dicas que variam de mudanças de comportamento, adoção de novos hábitos e medidas de longo prazo para fortalecer a sua imunidade e ajudar o corpo a combater vírus e infecções com maior eficiência.

Antes disso, é relevante explicar o que é a gripe e como ela é transmitida, para deixar claro o que pode ser feito para diminuir o risco de contágio. Continue lendo!

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório. O vírus da Influenza invade o organismo principalmente pelas narinas e boca, mas também é possível que o contágio ocorra pelo seu contato com área interna das pálpebras. 

Depois disso, ele se liga a estrutura celular de tecidos ao longo das vias respiratórias superiores e também nos pulmões, impedindo seu funcionamento regular e utilizando esse mecanismo para sobreviver e se multiplicar.

Para combater sua presença, o sistema imunológico aciona suas defesas, o que resulta principalmente no aumento da temperatura corporal e dilatação dos vasos sanguíneos nas regiões afetadas, causando processos inflamatórios para facilitar o transporte de células de defesa a esses locais.

A gripe é autolimitada, ou seja, ela tem um curso padrão, com duração média de sete a dez dias. Após esse período, a presença do vírus no organismo é zerada e a cura proporcionada pelos esforços do próprio sistema imune.

Importante citar que não há medicamento capaz de curar a gripe. O tratamento da infecção decorrente é dedicado ao alívio dos sintomas, enquanto as defesas do organismo atuam no combate ao vírus.

Quais os principais sintomas da gripe?

como evitar a gripe

Em geral, os sintomas da gripe são:

  • Febre alta, acima de 38 ºC;
  • Dor de cabeça e pelo corpo;
  • Garganta inflamada ou dolorida;
  • Nariz entupido e escorrendo;
  • Tosse e espirros;
  • Fadiga e indisposição.

A febre costuma iniciar repentinamente e é um dos sintomas iniciais. Ela deve ocorrer de maneira persistente, indo e voltando em algumas horas, durante os três primeiros dias da doença. Nesse período, os sintomas tendem a ser mais intensos e incômodos. Depois, devem diminuir gradativamente.

Também é importante destacar que existem sintomas menos frequentes, mas que acometem algumas pessoas, principalmente aquelas com a imunidade imatura ou fragilizada. São eles:

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Calafrios;
  • Diminuição no paladar e perda de apetite.

Como a gripe é transmitida?

Para saber como evitar a gripe, é essencial entender como ela é transmitida e como funciona o vírus da gripe. Esse microrganismo possui um grande potencial mutagênico, o que é a base para ele se manter em circulação mesmo com a existência de um imunizante eficaz.

Em geral, ele precisa de um organismo hospedeiro para sobreviver e se multiplicar, mas ele consegue se manter ativo no ambiente por certos períodos, que costumam ser maiores quando as temperaturas estão mais baixas, como nos meses de outono inverno.

A gripe pode ser transmitida de duas maneiras, a direta e a indireta, que funcionam da seguinte forma:

  • Transmissão direta: o vírus é disperso no ambiente quando uma pessoa gripada fala, expira, tosse ou espirra, liberando gotículas de saliva contaminada que ficam suspensas no ar, viajam por alguns metros e são inaladas por uma pessoa saudável, permitindo a invasão do patógeno;
  • Transmissão indireta: essa saliva contaminada pode se depositar em superfícies diversas ou nas mãos da pessoa gripada, que depois pode tocar em copos, talheres, canetas, maçanetas e interruptores, por exemplo.

    Então, se outra pessoa relar nesses objetos e levar as mãos ao rosto sem higienizá-las corretamente, ela pode colocar o vírus em contato com suas mucosas, contraindo a gripe indiretamente.

Como evitar a gripe? 6 dicas importantes

Agora que sabemos como a Influenza passa de uma pessoa para outra, tanto no método direto quanto no indireto, é hora de falar como prevenir a gripe.

Antes disso, é relevante salientar que tais medidas devem fazer parte do seu dia a dia. Quanto antes adotar hábitos em prol da sua saúde, melhores suas chances de evitar esse tipo de infecção.

Com isso em mente, confira nossas dicas de como evitar a gripe!

1. Vacina contra a gripe

Muitos perguntam o que tomar para evitar a gripe, esperando uma receita de chá ou um remédio capaz de prevenir a doença. No entanto, a única coisa que funciona mesmo é a vacina contra a gripe. 

Ela é produzida todos os anos, com base nas variantes do vírus em maior circulação. Dessa forma, temos maiores chances de criar imunidade contra os tipos de gripe em maior incidência naquele período, que são os principais responsáveis por causar epidemias de Influenza.

Mesmo que a pessoa fique gripada, o que pode ocorrer pela exposição a um tipo diferente de vírus da gripe, a vacina pode assegurar uma infecção moderada, com sintomas mais leves do que teria sem o imunizante.

Essa também é uma importante maneira de evitar a gripe no inverno, já que as campanhas de vacinação costumam ocorrer antes das temperaturas começarem a cair.

2. Prefira ambientes abertos e ventilados, mesmo no inverno

A gripe aumenta no inverno principalmente porque as pessoas costumam ficar em ambientes fechados e com pouca ventilação, mesmo quando houver aglomeração. Com isso, a transmissão direta ocorre com extrema facilidade.

Para evitar essa situação, é recomendado preferir manter espaços onde há concentração de pessoas com ventilação natural e contínua, renovando o ar ambiente e diminuindo a exposição ao vírus. 

3. Melhores hábitos de higiene

Manter ambientes abertos e bem ventilados é um bom método de como evitar a gripe por reduzir o risco de transmissão direta, que é a principal forma de propagação do vírus. No entanto, ainda é necessário diminuir o risco de transmissão indireta, o que pode ser feito ao reforçar os cuidados com higiene pessoal.

Lavar as mãos com frequência, evitar tocar o rosto quando estiver em locais públicos e usar álcool em gel para desinfectar as mãos quando não puder utilizar água e sabão são as medidas mais recomendadas.

Também é relevante cuidar para que, caso esteja com o vírus da gripe, ele não continue a se propagar exponencialmente. 

Isso pode ser feito ao se isolar quando apresentar os sintomas, usar máscaras (o que também diminui o risco de transmissão direta) e tomar cuidado ao espirrar ou tossir, cobrindo o rosto com a parte interna dos cotovelos.

Também é indicado evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como canetas, copos e talheres.

4. Siga uma dieta balanceada e nutritiva

Quando se fala em dieta, é comum pensar apenas em perda de peso. Mas ter esse cuidado e preferir uma alimentação rica em certos nutrientes pode estimular a sua imunidade e estimular a eficiência das defesas do organismo.

Quem se preocupa em como evitar a gripe no inverno deve manter o consumo regular de vitamina C, vitamina A, vitamina E, zinco e selênio, entre outros nutrientes bons para a imunidade. Dessa forma, é possível investir no sistema imunológico o ano todo, diminuindo a incidência de gripe e outras infecções do gênero.

5. Dormir bem

Durante o sono, nosso organismo trabalha para se recuperar do esforço empregado a cada dia. Isso inclui o sistema imune, que atua para repor as células de defesa e continuar apto a proteger o corpo de microrganismos invasores.

Invista em uma rotina de sono saudável, evitando estímulos visuais antes de dormir e assegurando ao menos oito horas de repouso todas as noites.

6. Pratique atividades físicas

É comprovado que a prática regular de atividades físicas, mesmo por períodos curtos de 30 minutos por dia, é capaz de fortalecer a imunidade e diminuir o risco de doenças como a gripe. Além de promover a sensação de bem-estar, exercícios ativam o metabolismo para fortalecer as defesas do organismo. 

Agora você já sabe como evitar a gripe no inverno e também no resto do ano. Com essas medidas, é possível proteger sua saúde da Influenza, do resfriado e outras doenças respiratórias. E mesmo se você pegar uma gripe, fortalecer a imunidade pode reduzir o risco e a intensidade dos sintomas.

Não se esqueça de tomar a vacina se ela estiver disponível. O imunizante deve ser adquirido todos os anos. As campanhas são voltadas para pessoas do grupo de risco, incluindo crianças, idosos, gestantes, lactantes e pacientes com doenças crônicas ou autoimunes, que recebem a vacina gratuitamente.

Esperamos que este guia sobre como evitar a gripe tenha ajudado a esclarecer os métodos mais assertivos de prevenir a doença. Não deixe de compartilhar o post nas redes sociais, se tiver gostado do tema. Até a próxima!

*Post produzido em parceria com o blog Portal da Saúde.

Referências consultadas:

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal). Acesso em abril/2022.

Srivastav A, et al. Preventive behaviors adults report using to avoid catching or spreading influenza, United States, 2015-16 influenza season. PLOS ONE. 2018; 13(3): e0195085..

Centers for Disease Control and Prevention [Internet]. How Well Flu Vaccines Work. Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/vaccines-work/vaccineeffect.htm. Acesso em abril/2022.

Sharifi Mood B, Sharifi Mood F, Sharifi R. Seasonal Influenza and Prevention, Int J Infect. 2016 ; 3(4):e35954.

O post Como evitar a gripe? 6 dicas e cuidados especiais para o inverno apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

O que é o trauma dentário?

$
0
0

O trauma dentário pode ocorrer por diversos fatores, sendo comum acontecer com mais probabilidade em crianças e adolescentes.

Geralmente quando ocorre o trauma dentário é preciso levar o indivíduo para a emergência, independentemente do grau do problema, é importante ter um plano dental empresarial para facilitar o acesso ao atendimento. 

Para entender melhor sobre o assunto, quais as causas e os tipos de traumas dentais mais comuns, continue a leitura.

O que é um trauma dentário?

Dentro dos consultórios odontológicos de emergência, uma das situações mais comuns de se acontecer é o trauma dentário, sendo usual em crianças e adolescentes por diversos fatores. 

O traumatismo dentário pode ser caracterizado de várias formas, onde os mais comuns são por: 

  • Perda Dentária devido acidentes;
  • Trinca Dentária;
  • Luxações; 
  • Fraturas dos dentes.

Quando ocorre qualquer dessas situações  é necessário a intervenção de emergência para evitar problemas mais graves. 

Para se ter um atendimento de qualidade e imediato nesses casos é imprescindível ter um plano odonto empresarial entre outros, para que obter fácil acesso ao atendimento de emergência. 

Quais são as causas mais comuns do traumatismo dental?

Quando se fala em trauma dentário, automaticamente muitas pessoas pensam em acidentes, e sim, essa é uma das causas para que aconteça esse problema, porém entre eles pode estar também relacionado ao estresse e maus tratos na saúde bucal.

Geralmente um trauma dentário pode suceder após uma queda ou acidente, podendo ser leve ou de grau extremamente grave, onde pode ser perdido totalmente o dente, sendo necessário o uso de próteses dentárias.  

Embora essas sejam as causas mais comuns, outros fatores podem influenciar para que ocorra o trauma dentário, como por exemplo a alteração de oclusão (mordida) e protrusão maxilar. 

Quais são os tipos de traumas dentais e o que fazer?

Os tipos de traumas dentais podem ser do mais simples ao mais grave, sendo comum: 

  • Fratura no esmalte;
  • Fratura na Dentina ou em ambos;
  • Fratura Coronária;
  • Fratura na Coroa e Raiz.

A fratura do esmalte é a mais simples porém necessita de atendimento emergencial, podendo ser a perda parcial ou total do mesmo. 

No caso da fratura da dentina é preciso armazenar a parte quebrada em um recipiente com soro fisiológico para preservar o mesmo e facilitar a colagem. Com isso, o cirurgião dentista terá possibilidade de recuperar esse dente perdido sem precisar de próteses. 

Para um tratamento de qualidade saiba como funciona plano odontológico empresarial para ter acesso aos melhores hospitais de emergência dentária. 

O trauma coronário é quando se atinge a dentina, a polpa e o esmalte, sendo um dos maiores problemas de recuperação. Por isso é essencial correr ao pronto socorro odontológico para evitar problemas maiores e ter um tratamento indolor.

Em casos em que o trauma dentário atinge a coroa e a raiz, acaba sendo uma fratura bem mais séria, que pode aparecer horizontalmente ou verticalmente. 

O trauma na coroa e raiz envolve a dentina, o esmalte, a polpa e o cemento, podendo levar a morte da polpa dentária, e consequentemente a remoção do dente para evitar infecções.

Um paciente que possui um convênio odontológico para mei pode obter diversos benefícios para ter um tratamento de qualidade seja de emergência ou não.

Ao perceber qualquer possível trauma dentário, seja por acidente, quedas ou até mesmo maus tratos, consulte um cirurgião dentista.

trauma dentario

Por que é importante tratar um traumatismo?  

Um traumatismo dentário pode ocorrer em diversas pessoas de qualquer idade, porém como dito anteriormente é mais comum ocorrer na infância devido quedas e acidentes, seja por morder alimentos duros ou outras condições. 

Como esse problema ocorre mais em crianças, por falta de conhecimento dos pais, muitas vezes a criança é levada ao pronto socorro, postos de saúde, não indo ao cirurgião dentista, portanto agravando o problema.

O procedimento correto ao suceder um trauma dentário é que o indivíduo seja levado ao atendimento emergencial com um dentista especializado para que o tratamento seja feito de forma imediata, sendo realizado um exame clínico e radiográfico do dente para entender a gravidade e realizar um tratamento eficiente.

Tendo um odonto pme esse tratamento pode ser feito com mais agilidade devido ao acesso a diversas clínicas odontológicas emergenciais. 

Ao se ter um diagnóstico de trauma dentário é preciso cuidar imediatamente para evitar problemas mais graves e salvar o dente de possíveis perdas e infecções.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

O post O que é o trauma dentário? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Como evitar a placa bacteriana nos dentes?

$
0
0

Sabe-se que a escovação e a higiene dental adequada são necessárias para manter a saúde bucal e o equilíbrio. No entanto, por que a escovação é tão importante? O que ela para? É aí que entra a placa bacteriana nos dentes.

Infelizmente, a placa bacteriana é tão comum na vida diária de muitas pessoas que constitui um biofilme pegajoso que contém bactérias e restos de comida não escovados.

Caso não seja atendido, pode evoluir para problemas bucais, como cáries ou inflamações, assim como as gengivas, muitas vezes exigindo uma visita à clínica 24 horas dentista para problemas graves que poderiam ter sido evitados com uma higiene adequada meses atrás.

Por esse motivo, é importante evitar o seu acúmulo e garantir procedimentos de higiene precisos e adequados para reduzir qualquer placa bacteriana que possa se instalar na boca.

O que é placa dentária e por que é prejudicial?

Um biofilme é uma comunidade de microrganismos aderidos a uma determinada superfície, onde as bactérias podem iniciar a estrutura de uma verdadeira colônia. No caso da placa bacteriana, trata-se de um tipo específico prejudicial à saúde bucal.

A placa bacteriana é natural, mas pode ser prejudicial se não for controlada.

Como todos sabemos, milhares de bactérias se espalham por nossa língua e tecidos orais todos os dias. No entanto, cabe ao indivíduo exercer uma higiene adequada para que os biofilmes não evoluam e apareçam para cárie e tártaro nos dentes.

Como dizem os profissionais de saúde, uma das principais causas da cárie dentária é a placa bacteriana, pois aumentam a produção de ácidos que podem corroer os dentes. Eles caem após ataques repetidos que afetam o esmalte.

Estas proliferações nocivas de bactérias no sistema oral são devidas a uma série de fatores dominantes encontrados no ambiente bucal:

  • Umidade;
  • Nutrientes (restos de mastigação e deglutição);
  • Calor; e
  • Acúmulo insalubre de restos de alimentos.

Assim, nesse ambiente que favorece a formação de suas colônias – biofilmes – essas condições ocorrem quando alimentos ricos em amido ou açúcar – principal impulsionador de seu desenvolvimento – são ingeridos em excesso. 

Mulher Fazendo Um Check Up Dentario

Perigos da placa

Como mencionado anteriormente, a formação bacteriana em áreas do tecido bucal é normal e até mesmo esperada pelos dentistas, mas a evolução bacteriana devido à falta de alimentação e escovação adequada pode ser prejudicial.

Além do fator incômodo da placa (por ser insalubre), essa formação pode eventualmente causar outros problemas. Como mencionado, estes incluem cárie, tártaro, periodontite e gengivite.

Especialistas em odontologia ainda concluem que essa acidificação eventualmente desgasta o esmalte da dentição, e que após a formação da cárie, se não for suavizada e resolvida, ela continua a erodir a dentina até atingir a polpa.

Quando cáries e bactérias atingem a polpa, formam abcessos e pústulas que requerem tratamento mais invasivo. 

Para aqueles com problemas de gengiva e que precisam de próteses, precisam visitar uma clínica de implante dentário para receber apoio e direcionamentos de como acabar com a placa bacteriana.

A placa ainda sofre com problemas de mineralização devido à presença de sal na saliva, que produz o famoso cálculo e tártaro. Isso ainda pode evoluir para complicações maiores, como sangramento e gengivas sensíveis afetadas pela periodontite.

É importante ressaltar que todas essas pessoas que também acometem implantes devem ter acompanhamento regular com seu dentista implantes para evitar acidentes nas soluções odontológicas.

Esses problemas são ainda mais exacerbados pelo fato de que, quando a infecção se torna grave, pode levar à perda do dente e à periodontite.

Este é um problema para pessoas com dentes naturais e usuários de implantes. Neste último caso, com essa ocasião, é importante recorrer a um dentista de canal para auxiliar com cuidados e orientações mais precisas.

Como identificar e tratar a placa?

A maior arma contra a placa é a prevenção. É importante rever os métodos de higiene e verificar a sua eficácia, juntamente com visitas regulares ao consultório do dentista.

Caso seja detectado precocemente, no início de sua formação, você pode interromper as dores de cabeça que se desenvolvem à medida que o problema avança.

Além disso, é importante mencionar que esta questão não tem idade. A cárie dentária pode se desenvolver mesmo quando os bebês não estão escovando e limpando os dentes adequadamente, mesmo quando bebem leite.

Portanto, o acompanhamento com o dentista mais próximo de sua residência é vital para prevenir futuros problemas dentários. Caso você não conheça nenhuma clínica, pesquise por “clínicas odontológicas sp”, por exemplo, e encontre um profissional de confiança.

Desse modo, diante das questões discutidas, hábitos de higiene e alimentação que levem em consideração a importância da saúde bucal, dentes e boca saudáveis ​​são essenciais. Afinal, isso é sinônimo de qualidade de vida e deve ser prioridade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

O post Como evitar a placa bacteriana nos dentes? apareceu primeiro em Seu Guia De Saúde.

Viewing all 531 articles
Browse latest View live